O que são células procariontes e eucariontes?

A célula é a menor porção de matéria

15/01/2014

A célula é a menor porção de matéria com vida do organismo, elas são microscópicas e só conseguem ser visualizadas com aparelhos especiais. A célula foi descoberta por Robert Hooke em 1665. Ele as descobriu quando examinava no microscópio um pedaço de cortiça e percebeu que ele era composto por diversas cavidades poliédricas. As células se dividem em dois grupos, procariontes e eucariontes e, cada um deles, tem uma especificação.

As células procariontes são células que não possuem núcleo, a carioteca. O DNA dessas células possui um formato anelar e fica disperso pela membrana. Essas células também não possuem Complexo de Golgi, retículo endoplasmático, mitocôndrias e cariomembrana. Os organismos constituídos por essas células são unicelulares.

As células eucariontes são mais complexas. Essas células possuem membrana nuclear e vários tipos de organelas. Os animais e as plantas, em sua maioria, são constituídos por essas células. As células eucariontes são constituídas por Complexo de Golgi, flagelo, retículo endoplasmático, lisossomo, parede celular, fibras de citoesqueleto, mitocôndria, núcleo, cloroplastos, vacúolos, centríolos, ribossomos e retículo endoplasmático rugoso.

Acredita-se que as células eucariontes sejam uma evolução das células procariontes. Não se sabe precisamente quanto tempo ela precisou para se desenvolver e quanto tempo ela levou para se multiplicar.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Bilogia Celular e conheça todos os tipos de células, seus componentes, como elas podem reagir em diferentes situações e muito mais.

Colunista Portal - Saúde