Tecido Epitelial

O epitélio faz o revestimento externo e de partes internas do organismo humano
O epitélio faz o revestimento externo e de partes internas do organismo humano

Biologia

01/01/2014

Os tecidos epiteliais possuem suas células perfeitamente justapostas, com pouco espaço entre células. Não são vascularizados e não sangram quando feridos. Todo tecido epitelial possui próximo a ele um tecido conjuntivo para nutrição e liberação de resíduos.


TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO

Tem função de revestir e proteger superfícies externas como a pele e internas como por exemplo a bexiga. Pode também absorver substancias e remover impurezas.

Os epitélios podem ser classificados quanto ao seu número de células:

- Quando os epitélios formados por uma só camada de células, são chamados de Tecido epitelial de revestimento simples.

- Quando formados por mais de uma camada de células são chamados estratificados.

Existem ainda os que apesar de formados por uma única camada de células, possui células de diferentes alturas, podendo ser confundidos com os estratificados portanto são denominados pseudo-estratificados. Exemplo: Tecido epitelial de revestimento pseudo-estratificado colunar.

Quanto à forma de suas células, os tecidos epiteliais de revestimento podem ser classificados em:

• Pavimentosos, quando as células são achatadas como ladrilhos;
• Cúbicos, quando as células tem forma de cubo, ou
• Prismáticos, colunar ou cilíndricos, quando as células são alongadas , em forma de coluna.

Ex.: tecido epitelial de revestimento simples colunar


TECIDO EPITELIAL GLANDULAR

O tecido epitelial glandular possui função de secreção. Podem ser unicelulares como a glândula caliciforme ou multicelulares que são originadas dos epitélios de revestimento e podem se diferenciar posteriormente em endócrinas e exócrinas.


TIPOS DE GLÂNDULAS MULTICELULARES

Glândulas exócrinas: apresentam ducto e porção secretora, lançam suas secreções para fora do corpo (como as glândulas sudoríparas, lacrimais, mamárias e sebáceas) ou para o interior de cavidades do corpo (como as glândulas salivares); Podem ser ainda classificadas como tubulosa, acinosa e tubuloacinosa.

Glândulas endócrinas: não apresentam ductos associados à porção secretora. As secreções são hormônios e são lançadas nos vasos sanguíneos. Exemplos, hipófise, glândulas da tireoide e glândulas adrenais.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Aline Lage dos Santos

por Aline Lage dos Santos

Estudante

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93