Microbiologia em alimentos

Os microrganismos e os homens têm muito em comum
Os microrganismos e os homens têm muito em comum

Biologia

17/05/2013

A microbiologia em alimentos é muito complexa, pois possui um número muito extenso de componentes que são os microrganismos (protozoários, fungos, bactérias e vírus), principais causas de contaminação de alimentos. De um modo geral está relacionado a três aspectos fundamentais que consiste na preservação dos alimentos, detecção e prevenção de intoxicações e infecções produzidas pela ação dos microrganismos e controle da transmissão de doenças.

No que se referem a exigências nutricionais, os microrganismos e os homens têm muito em comum, pois ambos necessitam basicamente de proteínas e dos hidratos de carbono que juntamente com as gorduras compõem os principais grupos alimentícios. Com um importante desempenho nos alimentos, é possível caracterizá-los em três grupos:

- Microrganismos que alteram os alimentos

As alterações químicas causadas pelos microrganismos nos alimentos são prejudiciais, pois há a deterioração microbiana resultando em alterações no sabor, textura, cor, odor e aspecto do alimento.

- Microrganismos causadores de doenças

Podendo afetar tanto homens como animais, os microrganismos em alimentos apresentam riscos à saúde sendo considerados microrganismos patogênicos. Esses microrganismos podem ocorrer de várias formas no qual reflete às condições precárias de higiene, conservação durante o processo de produção, distribuição ou manuseio doméstico.

- Microrganismos que causam alterações benéficas ao alimento

Existem microrganismos em alimentos que transformam de modo benéfico as características originais dos alimentos transformando-os em outros novos alimentos, para isso, denomina-se “fermentação”.

Para este grupo, estão todos os alimentos considerados fermentados que são os queijos, bebidas lácteas fermentadas; cervejas, vinhos, pães, picles, chucrute, azeitonas, etc.

As principais fontes de deterioração são os utensílios, manipuladores de alimentos, solo, água, plantas, pele de animais, trato intestinal, ração animal, ar e poeira. Através de alguns fatores, a multiplicação da microbiologia em alimentos é devido à capacidade de sobrevivência que cada alimento possui sendo estes sob aspectos intrínsecos que está relacionado à própria característica do alimento ou fatores extrínsecos que está relacionado às condições de armazenamento e condições que determinado alimento se encontra. 

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Dayane Leice

por Dayane Leice

Jornalista na empresa Portal Educação.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93