Identificar a presença do Pb na espécie Abarema jupunba

Impacto Ambiental
Impacto Ambiental

Biologia

10/10/2012

A intensificação das atividades industriais, agrícolas e urbanas são responsáveis por sérios impactos ambientais, dentre eles a poluição do solo por metais pesados é um problema que vem aumentando gradativamente nas últimas décadas (ALVES et al., 2008).

A preocupação com os resíduos industriais e com os riscos potenciais de sua disposição inadequada no meio ambiente resultou dos enormes problemas decorrentes desta prática. Vários são os problemas observados nas áreas de despejo de resíduos e, junto com eles são encontradas também incertezas com relação a sua magnitude e solução (SISSINNO e OLIVEIRA, 2006).

No Brasil, não existem estatísticas da extensão da contaminação do solo, mas é possível encontrar substâncias tóxicas em todo o território nacional. Segundo Alves et al. (2008), a ocorrência de áreas degradadas por tais elementos, no Brasil, torna-se cada vez mais frequente e preocupante. Freitas (2009) relata que a ocorrência de metais pesados no Estado do Amazonas se deve principalmente ao processo de ocupação desordenada e por resíduos industriais.

Castro (2007); Santana e Barroncas (2007) verificaram que as concentrações desses metais estavam acima dos valores permitidos pela resolução 357/2005 do CONAMA em praticamente todos os locais amostrados. Especificamente nas metrópoles do norte (Manaus e Belém) o problema da contaminação por metais pesados ocorre principalmente devido ao processo de ocupação desordenada. Com isso, além do mercúrio, essas cidades registram níveis elevados de metais pesados nas águas dos igarapés, solos, sedimentos, plantas, etc. No caso de Manaus já foram realizados alguns trabalhos que constatam esse fato.

Segundo Chaves (2008) existem várias técnicas para remediar solos, dentre as quais as mais importantes são a precipitação, incineração, processos eletroquímicos, etc. Todas baseadas em dois princípios: in situ e ex-situ. Para se remediar um solo que contém metais pesados, o tratamento in situ apresenta uma maior vantagem, pois não há a necessidade de remoção do solo contaminado do ambiente e o tratamento pode ser no próprio local evitando assim o transporte do material que poderia gerar possíveis contaminações durante seu transporte. Neste caso, a fitorremediação demonstra ser uma ótima opção para a remediação desses solos.

Analisando os cortes das plantas de Abarema jupunba pode-se notar que a planta utilizada tem um potencial acumulador, pois se pode notar que houve um grande acúmulo em seus raios. Comparando-se ambas amostras a intensidade na coloração de sua raiz pode ser notada na amostra coletada de um ambiente degradado, além de acúmulo de cristais dentro das células. A planta coletada de um ambiente sadio mostrou raios mais claros.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Juliana Magalhães de Araújo

por Juliana Magalhães de Araújo

TECNÓLOGA EM PROCESSOS QUIMICOS. - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. GRADUANDA EM ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS - Centro de Ensino Superior Fucapi Cursos realizados: Biologia Molecular; ISO 22000; Análise de Solo;Fisiologia Vegetal;ISO 14000; Auditoria e Perícia Ambiental.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93