Saiba como se diferenciar no mercado de trabalho durante a crise

Administração e Gestão

12/04/2018

O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e em períodos de crise econômica esse cenário é extremamente desafiante. Com o crescente número de demissões e a diminuição de novas vagas, a disputa torna-se mais acirrada para quem deseja uma colocação, mas também para aqueles que estão empregados e precisam manter seus postos de trabalho — ou conseguir uma promoção.

Independente de qual seja a sua situação profissional atual, o fato é que você precisará se diferenciar para atingir seus objetivos mesmo durante a crise. A seguir, relacionamos uma série de atitudes para você se destacar no mercado de trabalho. Confira!

 

Mantenha-se sempre atualizado

Qualquer profissional que deseja ter um diferencial no mercado de trabalho precisa manter-se constantemente bem informado. Isto é, saber um pouco dos principais fatos que estão sendo discutidos no momento, entender quais são as novas tendências, o momento econômico e político que o país está passando, entre diversos outros assuntos importantes.

Uma dica é criar o hábito de dispor de, pelo menos, uma hora diária para acessar um portal de conteúdo e acompanhar as notícias. É fundamental ler com atenção e, se possível, acessar outros canais para buscar diferentes pontos de vista. Além disso, ler blogs e colunas de especialistas ajuda a ter uma visão mais ampla e embasada sobre diferentes temas.

Do mesmo modo, além de buscar se informar sobre o noticiário nacional e internacional, é fundamental atualizar-se sobre a sua área de atuação e o mercado de trabalho. Busque entender o que se espera de um profissional do seu setor, quais são as novas demandas, como está o cenário para o seu ramo. Enfim, procure saber todas as informações que podem ser relevantes para você e sua profissão.

 

Cultive um bom network para se diferenciar no mercado de trabalho

Manter um bom relacionamento interpessoal e construir uma rede de contatos bem estruturada é primordial não somente em períodos de crise, mas em qualquer fase da vida profissional. Isso porque, ao cultivar um network, há mais chances de conseguir indicações para novos empregos — ou cargos — ou adquirir informação de qualidade sobre o seu setor, por exemplo.

Existem diversas maneiras de construir uma rede de contatos, como participar de workshops, congressos e palestras da sua área de atuação. Esses eventos costumam ser frequentados por muitas pessoas interessantes e importantes. Vale buscar aproximação — no mínimo uma conversa de qualidade você vai conseguir.

 

Faça uma especialização na sua área

A recomendação de estudar e aprender continuamente para se diferenciar no mercado de trabalho já é bastante propagada. Porém, em épocas de crise econômica, essa instrução precisa ganhar mais fôlego e empenho por quem deseja sair na frente.

Há muitas opções de cursos nas mais diferentes áreas, basta escolher aquele que trará mais valor para suas funções. Além disso, atualmente, não é mais desculpa dizer que não tem tempo para estudar devido ao trabalho, pois alternativas de cursos online não faltam — inclusive para especialização e MBA.

No sistema EAD, o aluno é quem dita o seu ritmo de estudo e acompanha o conteúdo no local e horário que preferir, sendo esta a opção mais indicada para quem precisa dividir o dia a dia entre estudos e trabalho. Outra vantagem é a grande quantidade de opções de cursos. Isso permite escolher algum que seja bastante focado para sua necessidade profissional do momento.

Outra recomendação para aprender e estudar mais é ler livros de autores consagrados, acompanhar os blogs dos especialistas e ver as recomendações dos demais profissionais em grupos da internet. Com isso, além de adquirir mais conhecimento, você terá um panorama atualizado sobre a profissão, o que o ajudará a escolher melhor uma especialização.

 

Tenha atitude e seja proativo

Os profissionais que mais se diferenciam no mercado de trabalho são aqueles com atitude e proatividade, ou seja, que trazem soluções, ideias e se antecipam às solicitações. Isso demonstra interesse e o desejo de participar ativamente no andamento da companhia.

Faça uma autoavaliação e veja o quanto você tem agido assim. Por enquanto, não muito? Bom, então o mais recomendado é rever os seus conceitos e começar a demonstrar mais interesse. Converse com o seu gestor e exponha seus pontos de vista e ideias.

Analise criteriosamente o seu ambiente de trabalho, veja o que poderia ser modificado e que traria bons resultados, apresente as suas ideias sem medo. Tenha em mente que o “não” você já tem, portanto, batalhe pelo “sim”. Dependendo do que for exposto, isso pode ocasionar até mesmo uma promoção ou aumento de salário. Vale a pena arriscar, não é mesmo?

 

Torne-se uma referência em sua área de atuação

Como já comentamos no início desse artigo, o mercado de trabalho está bem competitivo. Sendo assim, é preciso encontrar meios para se destacar. Uma forma de fazer isso é demonstrar para todos que você tem conhecimento e buscar tornar-se uma referência.

Nesse momento talvez você esteja falando para si mesmo: “mas isso é coisa para quem pode escrever um livro e vender milhares de cópias”. Não é exatamente uma verdade. Se você puder fazer uma publicação para tornar-se conhecido, ótimo! No entanto, já sabemos que isso não é algo acessível a todos.

Portanto, o melhor a fazer é usar a ferramenta mais democrática: a internet. Na web você pode fazer um blog e escrever sobre os temas que domina, por exemplo. Essa é uma forma de demonstrar conhecimento sobre o assunto e opinar sobre eles.

Por mais que você não consiga milhões de acessos, é importante que o seu gestor saiba da sua atitude em criar um blog — caso você esteja participando de um processo de seletivo, informe sobre a sua página.

Outra forma de demonstrar conhecimento é participar ativamente em grupos do Facebook e Linkedin: há diversos profissionais gabaritados que participam dessas redes e podem acompanhar suas ideias e discussões — a partir daí podem surgir boas oportunidades de emprego. Atente-se à qualidade do conteúdo e evite erros, tanto gramaticais, quanto de conceitos. Lembre-se de que a proposta é gerar uma boa impressão.

Como vimos, há diversas maneiras de se diferenciar no mercado de trabalho. Basta atitude e boa vontade para colocá-las em prática. Aproveite para se atualizar, confira os cursos da área de Administração e Negócios.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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