Profissional de alta performance: você é qualificado o suficiente?

Administração e Gestão

31/01/2018

Ele chegou para mais um dia de trabalho. Entra na empresa sem cumprimentar ninguém, possui uma agenda lotada e não tem tempo para a família. Para muitos, esse pode ser o perfil de um profissional de alta performance. Ledo engano!

Na verdade, esse tipo de profissional consegue obter ótimos resultados na empresa e, ao mesmo tempo, tem uma vida pessoal equilibrada, gosta de conversar com todo mundo e conta com a ajuda dos seus colaboradores.

Mas qual o segredo para conquistar isso tudo? Acompanhe este texto e conheça algumas características primordiais de um profissional de alta performance. Saiba também como colocá-las no currículo e no seu comportamento.

 

1. Superar a expectativa

Se você é um profissional que entrega nada mais do que esperavam de alguém que ocupa o seu cargo, você ainda não é um profissional de alta performance. Isso porque esse tipo de profissional vai além das expectativas.

Ele tem habilidades para transformar cada demanda em algo que varia entre a satisfação plena e o que está acima disso. Ele alcança esse resultado porque consegue enxergar o valor intrínseco de cada demanda e quer oferecer o diferencial.

Até mesmo em momentos de crise, quando se tem a expectativa de que todo mundo vai decair na produtividade ou qualidade, o profissional de alta performance traz a esperança que todos não tinham mais. Ele tem a capacidade de driblar as adversidades e transformá-las em oportunidades.

Se você quiser ser assim, comece a se desafiar mais. Quando receber alguma tarefa, pense no valor agregado que existe nela. Não tenha uma visão superficial e mais imediata da demanda. Execute de maneira a entregar o melhor, que vai realmente surpreender.

 

2. Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

O dia de trabalho mal começou e o telefone toca. É a esposa querendo saber sobre a reunião da escola do filho. Poucos minutos passam e no WhatsApp tem uma mensagem de um amigo querendo marcar uma cervejinha. Ainda não é meio-dia e uma hora já foi perdida respondendo mensagens de parentes no Facebook.

Tem como manter alta produtividade com esse tipo de rotina de trabalho? Certamente não! Um profissional de alta performance deve encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

É preciso não misturar trabalho e relacionamentos pessoais, pois a rotina desse tipo de profissional deve ser bastante focada nos resultados, de modo que não pode haver distrações.

Sendo assim, é necessário avisar à família e aos amigos que manter a concentração no trabalho é muito importante. Ou seja, levar para o escritório preocupações e tarefas familiares não ajuda ninguém a trabalhar.

Isso não quer dizer que o profissional de alta performance deve se isolar dos seus parentes e amigos. Nada disso! Essas pessoas são fundamentais para dar apoio afetivo e sentimental para qualquer um. Entretanto, os contatos pessoais durante a rotina no emprego devem ocorrer em caso de emergência ou ser muito pontuais.

A questão é achar o equilíbrio. Assim como é proibido se envolver com questões familiares durante o trabalho, também não é recomendável levar tarefas da empresa para a residência. Então, separe as duas coisas e encontre tempo, por exemplo, para conciliar trabalho e estudos, mantendo a vida social em dia.

 

3. Saber delegar

Muitas vezes certos profissionais - principalmente os que lideram equipes - não conseguem atingir a alta performance, mas não é por falta de competência. Pelo contrário! Eles têm vasta experiência no trabalho, possuem um currículo invejável e amplo conhecimento.

O problema é que eles simplesmente não sabem delegar. Costumam sempre centralizar as tarefas que poderiam ser executadas por seus liderados. Resultado: ficam sobrecarregados e impossibilitados de atingir uma alta performance.

Para fugir disso, saiba delegar. Isso quer dizer indicar tarefas para cada colaborador e exigir deles o que podem entregar. Antes da delegação, talvez seja preciso treinar o colaborador para determinada função. Faça isso e acompanhe a execução da tarefa solicitada.

Dessa maneira, você vai ter mais tempo para se dedicar àquilo que você tem melhor desempenho e vai compartilhar com seus liderados tarefas que eles podem realizar perfeitamente.

 

4. Ter uma excelente habilidade de comunicação

Está muito engando aquele que pensa que um profissional de alta performance é alguém que fica trancado no escritório e que não conversa com ninguém. A capacidade de comunicação é uma das características mais fortes desse tipo de profissional.

Ele sabe muito bem que não vai conseguir os melhores resultados se não contar com a colaboração dos outros. Para isso, ele deve saber se expressar bem, dizer objetivamente o que precisa e compreender perfeitamente o que pedem para ele.

Além disso, o profissional de alta performance utiliza o poder de influência vindo da sua excelente comunicação para motivar sua equipe. Assim, ele consegue convencer os outros a trilhar o caminho a fim de cumprir os objetivos da corporação.

Dessa forma, para chegar a esse nível de profissionalismo, procure sempre conversar com todos à sua volta. Fale com seu superior e até mesmo com aquela senhora que trabalha na cantina.

Todos são fundamentais para você criar um ambiente de empatia dentro da empresa. Além disso, você desenvolve outras formas de se comunicar para entender os outros.

 

5. Manter-se atualizado sempre

Para poder sempre atingir resultados positivos e entregar além do esperado, um profissional de alta performance procura se manter atualizado.

Afinal, ele precisa conhecer as ferramentas corretas e mais modernas para oferecer soluções inovadores para os problemas das organizações.

Uma maneira de conseguir isso é fazer cursos de especialização, pois um cargo de alta performance muito dificilmente exige apenas uma graduação. Ele precisa encontrar cursos mais aprofundados, de pequena duração, que oferecem conhecimentos mais objetivos e certeiros relacionados ao seu ramo de trabalho.

Essas foram algumas qualidades de um profissional de alta performance. Saiba que, além dessas, um profissional desse tipo trabalha muito com planejamento. Ele elabora cronogramas e revisa semanalmente suas metas. Com uma rotina planejada, esse profissional reúne características muito procuradas pelas empresas.

Diante da sua experiência no trabalho, você se considera um profissional de alta performance? Confira o portfólio de cursos do Portal Educação e dê um passo à frente na sua carreira profissional.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93