Marketing nas Terapias Holísticas

Administração e Gestão

13/08/2017

Introdução

 

Esta pesquisa de Marketing nas Terapias Holísticas surgiu da necessidade de conhecer o perfil de consumidores de terapias holística e o que os conduz ao consumo destes serviços ou produtos.

Partindo destes pressupostos apontou-se como questão central a busca de informações sobre os meios de divulgação e como acontece a conscientização da necessidade destes serviços no consumo mensal deste perfil de consumidor. Esta questão se justifica na hipótese de que se tratam de consumidores que gostam de informações mais sensoriais sobre o objeto ou serviço a ser adquirido. O objetivo deste trabalho de pesquisa é encontrar ferramentas de marketing que auxiliem os terapeutas holísticos nas suas formas de captação de divulgação de seus trabalhos.

Para tanto a metodologia utilizada foi através de questionário, formulário disposto em grupos com perfil holístico no face book.

O artigo está estruturado em revisão da literatura e que conduz à questão da investigação, na segunda parte em metodologia, na terceira são apresentados os dados da pesquisa e na quarta a conclusão na qual inclui as limitações e linhas futuras de investigação que este estudo proporcionou

 

1 MARKETING NAS TERAPIAS HOLÍSTICAS

 

1.1 Evolução dos Conceitos de Marketing

 

As práticas do Marketing evoluíram, de acordo com a crescendo a diversidade de produtos e serviços oferecidos pelas empresas, e com o aumento da competitividade entre estas. Neste novo cenário de mercado, a sobrevivência das organizações depende da prática do marketing de relacionamento, por isso serão abordados alguns autores como referência nesse trabalho.

O Marketing aparece historicamente (nos EUA), a partir da Revolução Industrial, na transição econômica de produção para economia de consumo, para compatibilizar a capacidade de produção com a capacidade de consumo, e vice-versa (COBRA,2007). Surge então o Marketing estimulando o consumo, reduzindo os preços ou oferecendo vantagens nos produtos, identificando e suprir as necessidades da sociedade. (KOTLER, 2007).

As organizações devem precaver-se para que não exista conflito entre os seus próprios interesses, dos clientes e sociedade. Para que esses interesses não se choquem existem cinco orientações concorrentes com base nas atividades que as empresas exercem (KOTLER, 2007).

Uma das mais antigas relações comerciais, é a orientação de produção na qual há uma preferência, por parte dos consumidores, por produtos de baixo custo e fácil acesso. As empresas concentram suas estratégias em alcançar alta eficiência de produção, baixos custos e distribuição em massa.

Orientação para produto sustenta que os consumidores dão preferência a produtos que oferecem qualidade e desempenho superiores ou que têm características inovadoras. O foco nesse momento é voltado para aperfeiçoar sempre o produto, que para ser bem-sucedido no mercado é preciso ter o preço certo e que sejam distribuídos, promovidos e vendidos de forma adequada.

Orientação de vendas parte da prática agressiva de vender produtos pouco procurados pelos consumidores, porque as empresas vendem o que fabricam e não o que o consumidor necessita.

Orientação de marketing está voltada para encontrar os produtos que atendam às necessidades dos clientes. Essa orientação está voltada para encontrar os produtos que atendam às necessidades dos clientes. Essa abordagem contempla que as organizações sejam mais eficazes que seus concorrentes no desenvolvimento do produto, na escolha dos mercados a serem entregues.

Orientação do Marketing Holístico entende que funcionários, consumidores, fornecedores, sociedade como um todo são importantes na relação com empresa, através de um desenvolvimento de programas e processos que auxiliam nas atividades de Marketing mais amplas e integradas para melhores resultados.

Dentro deste conceito existem quatros componentes do Marketing Holístico a saber, marketing de relacionamento, marketing integrado, marketing interno e o marketing socialmente responsável.

1.2 Marketing de Relacionamento

De acordo com Mc Kenna (1999), os consumidores por sua vez, têm mais escolhas, não são necessariamente fiéis a uma marca, são instáveis. Isto ocorre pela variedade de opções de produtos, preços e qualidade competitivos, oriundos dos avanços tecnológicos.

Criar e manter a fidelidade do cliente é uma preocupação constante entre as empresas, segundo Kotler (1998, p.619) “custo de atrair novos consumidores é cinco vezes maior que o custo de manutenção do atual consumidor”. Neste contexto existe a necessidade da construção de relações sólidas por parte das empresas com seus stackholders, para alcançar uma posição superior diante da concorrência. Estas relações devem ser baseadas na confiança, receptividade e qualidade. Um dos objetivos do Marketing é, cada vez mais, desenvolver relacionamentos profundos e duradouros com todas as pessoas ou organizações que podem, direta ou indiretamente, afetar o sucesso das atividades da empresa (KOTLER,1998).

No Marketing Relacional o tipo de comunicação entre a empresa e o consumidor, é voltado para o diálogo, valorizando a comunicação direta. As empresas passam a divulgar seus produtos e serviços conforme o entendimento das necessidades e desejos dos clientes através da escuta dos clientes e da adaptação dos produtos ao mercado. E desta forma atender suas necessidades ou até superar suas expectativas. A comunicação deve ser horizontal com foco no cliente (MEDEIROS, 2010).

No Marketing Relacional existe a tendência por produtos personalizados e customizados. Com maior valorização dos fatores intangíveis, do que dos tangíveis; tais como liderança, serviço, confiabilidade e reputação (MC KENNA 1999).

Segundo Kotler (2007, p.266) para implementação de uma estratégia de marketing relacional eficaz, a empresa deve seguir o método IDIC desenvolvido por Don Peppers e Martha Rogers na década de 90.  O método IDIC significa:

 Identificar: prospectar os tipos de clientes, suas necessidades e desejos.

 Diferenciar: pesquisar diferenciais competitivos para fidelizar e encantar o cliente.

Interagir: envolver o cliente no processo de desenvolvimento dos produtos e serviços, por meio de diálogo, comunicação direta.

Customizar: desenvolver produtos e serviços personalizados, de acordo com desejos e necessidades do cliente.

No histórico das relações entre as empresas e seus consumidores, o controle do fluxo de informações sempre partiu do primeiro grupo. As empresas planejam, criam e enviam as comunicações. O público recebe e processa as mensagens. (POMERANZ 2011).  No início do século passado, os donos das pequenas lojas de bairro, com capacidade para atender poucas dezenas de fregueses, reconheciam seus clientes pelo nome e comunicavam-se individualmente com cada um deles (POMERANZ, 2010).

Com o CRM é possível saber quem são os clientes e quem são os melhores clientes (SWIFT, 2001).

 

1.3 Marketing de Integrado

O marketing integrado utiliza as atividades diferentes para comunicar e integrar valor e à coordenação desses efeitos em conjunto seja maximizado. Significa mesclar e combinar atividades de marketing a fim de maximizar os efeitos individuais e coletivos, com o objetivo de fornecer uma visão completa do processo de marketing, informando sobre quais os melhores retornos do investimento (KOTLER,2007).

1.4 Marketing Interno

Marketing interno está relacionado as ações de treinamento ou qualificação dos colaboradores da empresa visando um melhor serviço para o cliente. O marketing e responsável por fazer a interface entre a empresa e o cliente.

1.5 Marketing Socialmente Responsável

O marketing societal surgiu como uma evolução da orientação para o cliente nas empresas. Estas começaram a agregar a questão da responsabilidade social como um dos aspectos fundamentais na sua gestão (MELO NETO E FROES ,1999).

Esta abordagem é impulsionada pela tomada de consciência por parte do consumidor do impacto que o consumo pode gerar na sociedade quando considera apenas uma visão de curto prazo. Poluição, desperdício de recursos e condições sub-humanas da mão de obra nas empresas passaram a influenciar o consumidor no processo de decisão de compra de um produto (MELO NETO E FROES ,1999).

2 Metodologia

Este artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa virtual descritiva com base em material publicado em livros, revistas, onde se verificou conceitos e fundamentações teóricas além de pesquisa virtual por meio de questionário on line, com o intuito de contribuir para desenvolvimento de habilidades de comunicação no meio de trabalho relacionado a linguagem de marketing a ser melhor empregada nas terapias holísticas.

 

2.1 Desenvolvimento

Fez-se uso de questionário quantitativo online SurveyMonkey disponível no Face book entre os meses de agosto a outubro de 2016. Para tanto usou-se como amostra 34 pessoas que participam de grupos com assuntos de terapias holísticas nas mídias sociais, com as seguintes perguntas:

Qual a sua idade?

Qual a sua renda mensal?

Qual sua escolaridade?

Você usa serviços ou produtos com apelo holístico ou natural?

Dos serviços ou produtos naturais ou holísticos citados abaixo quais tem por habito usar?

Quanto você investe em bem estar (terapias holísticas) por mês?

O que lhe influenciou no momento da escolha dos serviços holísticos que usa?

Qual seu grau de satisfação com os serviços holísticos que utiliza?

Qual sua religião?

Qual seu sexo?

 

3 Conclusão

 

Este estudo revelou dados sobre o perfil do consumidor de terapias holísticas e como ele recebe a informação de marketing sobre estes serviços ou produtos. Tentou-se também fazer um questionário entre profissionais terapeutas holísticos ou fornecedores de produtos com apelos holísticos. Contatou-se grande resistência destes profissionais a responder ao questionário onde foram obtidas somente 5 respostas, o que talvez não seja uma amostra a se considerar. Levantou-se então a hipótese de que estes profissionais não possuam em suas atribuições a preocupação com uma forma estruturada de estratégia de marketing para seus serviços, contudo observou-se conforme as respostas do questionário que os consumidores adquirem a um serviço ou produto com apelo holístico 51,2% através de indicação e 21,21% através de palestras assistidas, ainda convém salientar que o renome do profissional ocupa 18,18% da decisão de escolha na hora destes clientes consumirem serviços ou produtos holísticos.

No que tange a faixa econômica destes consumidores prevalece a classe média 55,88% com prevalência no sexo feminino 64,7% com escolaridade preponderância de escolaridade de nível superior 47,06%.

Considerou-se a hipótese de que bem-estar e qualidade de vida são buscas comuns no gênero feminino pela sua própria natureza mais sensível ao mundo ao redor, outro fator considerado seria a maior facilidade de acesso a estes serviços do que a investimentos mais altos como viagem ao exterior por exemplo, o que é mais comum na classe A.

Quanto ao investimento mensal em terapias holísticas prevaleceu a média entre R$ 200,00 e R$ 400,00 num total de 30% das respostas obtidas.

Observou-se outro ponto importante e relevante na pesquisa, 27,7% respondeu que consome entre R$ 50,00 e R$100,00, desta forma constatou-se que apesar destes serviços estarem presentes em suas atividades mensais os investimentos neles ocupam pequena parte de seus rendimentos mensais, seria necessária uma pesquisa mais aprofundada para verificar com precisão estas porcentagens com relação à média salarial da amostra.

Quando se perguntou sobre o grau de satisfação 54,55% disse que recomendaria, reforçando a conclusão de que a maior parte do marketing neste tipo de produto ou serviço ocorre boca a boca.

Dentre os serviços ou produtos mais utilizados destacam-se: Reiki 67,5%, florais 64,71%, massoterapia 47,6 % em igualdade com o consumo de produtos veganos 47,6%.

Neste contexto observa-se que o Reiki é uma das técnicas mais comumente utilizadas nas terapias holísticas, muitas vezes associado a outras técnicas, como massoterapia por exemplo. Já os florais se tornam amplamente utilizados pois além de serem prescritos por terapeutas, possuem venda livre em farmácias em geral, o que facilita o consumo desta terapia. Com a vida cada vez mais agitada a massoterapia passa a ser um recurso para minimizar estresse e diminuir dores em geral, mas também ganha mercado por abranger questões de bem-estar a nível estético, daí seu grande consumo pelas diversas possibilidades que a técnica oferece ficando em igualdade com o consumo de alimentos veganos corroborando com o conceito de que bem estar é o equilíbrio entre o que se pensa o que se executa e o que se ingere.

Constatou-se também que todos os entrevistados acreditam em ser superior, nenhuma das respostas apontou para falta de crença neste sentido, este é um fator a ser explorado com mais afinco, pois auxilia na linguagem a ser utilizada no momento do projeto de marketing para este público, pois acreditam e anseiam por algo além do que seus olhos podem ver, mas ampliam suas capacidades de sentir, assim sendo podem ser consumidores que preferem uma linguagem mais sensorial.

Conclui-se que seriam necessários mais questionários, traçando uma análise cruzada entre consumidores e terapeutas, contudo diante das informações obtidas se pode pensar em abordagens mais específicas a nível de marketing nas terapias holísticas, considerando que atualmente as mídias sociais são a roupagem desta geração a nível de indicação. Além disto convém salientar um pensar em campanhas voltadas para o sexo feminino, de classe média alta, inserindo o conceito de produtos veganos adicionados aos serviços tais como produtos para massoterapia ou os próprios florais. 

Outros fatores merecem atenção para novos estudos tais como a conscientização dos terapeutas holísticos para o levantamento de dados, e  quanto estes podem beneficiar a qualidade do marketing em seus serviços e produtos.


 

 

REFERÊNCIAS

 

CIPRIANI, Fábio. Estratégia em Mídias Sociais: Como romper o paradoxo das redes sociais e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: Deloitte, 2011.

COBRA, Marcos Henrique Nogueira. Marketing Básico: Uma perspectiva brasileira. 3ª ed.São Paulo: Atlas, 1985.

FACEBOOK. Starbucks. Disponível em: http://www.facebook.com/Starbucks

GITOMER, Jeffrey. Boom de Mídias Sociais. São Paulo: M. Books, 2011.

KOTLER, Philip. Marketing para o Século XXI. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. 4 ed.São Paulo: Atlas, 1997. 26 p.

MC KENNA, Regis. Marketing de Relacionamento. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, César. Responsabilidade social e cidadania empresarial: a administração do terceiro setor. Rio de Janeiro: Qualitymark, Ed.: 1999.

MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, César. Gestão da responsabilidade social corporativa: o caso brasileiro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

POMERANZ, Ricardo. Deixem os Consumidores Falarem. São Paulo: M. Books, 2010.

Revista de Administração da FATEA - RAF

Revista de Administração da Fatea, v. 5, n. 5, p. 91-108, jan. / dez. 2012. 108

SWIFT, Ron. CRM: O Revolucionário Marketing de Relacionamento com o Cliente.3 ed. São Paulo: Atlas, 2001.

 

 

 

ANEXO

As perguntas ficaram a disposição para serem respondidas por quem desejasse dentro dos grupos supracitados. Onde foram obtidos os seguintes gráficos:

Qual a sua idade?

Opções de resposta

Respostas

Até 18 anos

0.00%

0

18 a 30 anos

8.82%

3

30 a 50 anos 

38.24%

13

Mais de 50 anos

52.94%

18

Total

34

 

Qual a sua renda mensal?

Opções de resposta

Respostas

0 a 1500,00

17.65%

6

1500,00 a 3000,00

17.65%

6

3000,00 a 7.000,00

55.88%

19

7.000,00 a 15.000,00

5.88%

2

Acima de 15.000,00

2.94%

1

Total

34

 

Qual sua escolaride?

Opções de resposta

Respostas

Ensino Médio

11.76%

4

Faculdade

47.06%

16

Pós 

35.29%

12

Mestrado

5.88%

2

Doutorado

0.00%

0

Total

34

 

Você usa serviços ou produtos com apelo holístico ou natural?

Opções de resposta

Respostas

Sim

97.06%

33

Não

2.94%

1

Total

34

 

Dos serviços ou produtos naturais ou holísticos citados abaixo quais tem por habito usar?

Opções de resposta

Respostas

Acupuntura

26.47%

9

Florais

64.71%

22

Massoterapia

47.06%

16

Argiloterapia

5.88%

2

Reiki

67.65%

23

EFT

14.71%

5

Psicoterapia

35.29%

12

Regressão

17.65%

6

Alimentos veganos, vegetarianos ou integrais

47.06%

16

Cosméticos naturais

23.53%

8

Tratamentos para a pele

23.53%

8

Outros

44.12%

15

Total

 34

 

Quanto você investe em bem estar (terapias holísticas) por mês?

Opções de resposta

Respostas

50,00

15.15%

5

50,00 a 100,00

27.27%

9

100,00 a 200,00

15.15%

5

200,00 a 400,00

30.30%

10

400,00 a 800,00 

6.06%

2

Acima de 800,00

6.06%

2

Total

33

 

O que lhe influenciou no momento da escolha dos serviços holísticos que usa?

Opções de resposta

Respostas

Preço

3,03%

1

Localização

3,03%

1

Indicação

51,52%

17

Marca ou renome do profissional

18,18%

6

Estrutura física do estabelecimento

0,00%

0

Estrutura do site

0,00%

0

Técnica que viu na tv

0,00%

0

Propaganda em midia social

3,03%

1

Propaganda em jornal

0,00%

0

Assistiu palestra com o profissional

21,21%

7

Total

34

 

Qual seu grau de satisfação com os serviços holísticos que utiliza?

Opções de resposta

Respostas

Ruim

0,00%

0

Bom

24,24%

8

Maravilhoso

36,36%

12

Recomendaria

54,55%

18

Total de respondentes: 34

 

 

Qual sua religião?

Opções de resposta

Respostas

Católico

 

9

 

Espírita

 

6

 

Espiritualista

 

9

 

 

Ateu

0

 

 

Budista

2

 

 

1

Evangélico

 

Acredita em um ser superior

 

2

Umbandista

2

 

 

Pentecostal

 

2

Total

34

 

Qual seu sexo?

Opções de resposta

Respostas

Feminino

64,7%

22

Masculino

35,29%

12

Total

34

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Débora Monteiro Morales

por Débora Monteiro Morales

Cosmetóloga: Débora Monteiro Morales Graduada em Estética e Cosmética (ULBRA- Canoas); Pós graduada Gestão em Marketing Organizacional (FAEL-Poa); Especializações: Auriculoterapia (VIDA-Poa); Acupuntura Estética (ABRAE - Caxias do Sul); Bioenergética (RALPH VIANA- Poa); Florais de Bach (SINTE- São Paulo); Psicoterapia Holística (SINTE- São Paulo).

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