O Cliente

Administração e Gestão

29/09/2016

Cliente, uma palavra extremamente ouvida nos dias atuais. Mas, o que significa ser um cliente, quem são os clientes?

Eu sou um cliente, você é um cliente, nós somos todos clientes? Sim todos nós somos um cliente! Cliente é todo aquele que necessita ou utiliza do fornecimento de um produto ou serviço.  Portanto, um serviço ou produto, sempre será fornecido por alguém – fornecedor.

Se eu mesmo executar um serviço, claro que alguma necessidade vou ter, e isto me fará recorrer a um fornecedor. Por exemplo: vou trocar uma torneira danificada em minha casa, desta forma não irei precisar do serviço de terceiros, mas vou precisar comprar a torneira. Portanto, estou sendo um cliente quando estou comprando.

Nos dias atuais, todos que prestam um serviço, que produzem algo, que vendem, etc, devem considerar o cliente como o seu principal “ativo”. Sem a existência do cliente não há sentido a existência de fornecedores, empresas e autônomos.

Todo negócio, empresa ou corporação que visar lucro para ter sucesso vai precisar de clientes fidelizados. Para haver clientes que se fidelizem ao fornecedor, deve haver um atendimento eficaz, de excelência, que surpreenda o cliente e não apenas que satisfaça a sua necessidade, e o principal, o pós atendimento é de suma importância.

As empresas, os prestadores de serviços e os órgãos públicos precisam oferecer algo que crie valores para o cliente. Não apenas ter o melhor produto e preço, mas sim que tenha na hora certa, no momento certo e no lugar certo.

“Se quisermos clientes “defensores” é preciso que nossas empresas aprendam a ser empáticas, ou seja, capaz de colocar-se no lugar do cliente e ajudá-lo realmente com suas necessidades.” (Buchmann, Daniel)

Dentro de uma corporação, de uma organização, há os clientes internos e os externos.

Os externos são os que vão comprar o produto ou buscar o serviço de que necessitam. Tanto quanto os clientes internos, os externos, muito mais, são os que irão posicionar, dando o norte para o fornecedor e prestador de serviço quanto à qualidade do serviço ou produto que está sendo oferecido.

Os clientes internos são: os colaboradores e departamentos que, para desenvolverem um excelente trabalho, satisfazendo a necessidade do cliente externo, deverão trabalhar em sintonia e total cooperação. Caso contrário, não será possível oferecer qualidade – fator de suma importância – nos produtos ou serviços prestados. 

Não há como pensar em ter um negócio se não admitir que a alma do negócio será o cliente, que anda perplexo positivamente quanto ao que está sendo feito, realizado e oferecido para satisfazer as suas necessidades.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Douglas Castilho

por Douglas Castilho

Graduado em Ciências Contábeis, pós-graduando em Gestão Empresarial, com longa experiência em Gestão Administrativa, Atendimento, de Pessoas e Operacional, desenvolvida ao longo de 23 anos de carreira em empresas como IBM, Unilever, Sawana, e VALID S/A.

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