7 técnicas infalíveis para negociar melhor

Técnicas infalíveis para negociar melhor
Técnicas infalíveis para negociar melhor

Administração e Gestão

25/02/2016

Saber negociar é uma habilidade fundamental para se dar bem tanto na carreira quanto na vida pessoal. Seja na hora de comprar um carro novo ou de pedir um aumento para o chefe, dominar técnicas de negociação pode ajudá-lo a atingir seus objetivos com mais facilidade e eficácia.

Se você é do tipo que fica nervoso e se atrapalha todo na hora de barganhar, não se preocupe! Com algumas técnicas simples você pode virar o jogo em seu favor e sair por cima da mesa de negociação. Anote aí:

Seja um bom ouvinte

Para que você entenda o que o outro almeja, é preciso prestar atenção no que ele fala. Muitas vezes, com simples perguntas você consegue extrair informações de extrema importância para a negociação. Aposte em perguntas abertas - em vez daquelas que requerem um simples sim ou não como resposta - para que as respostas levem a uma conversa. 

Planeje a negociação

Tem uma negociação programada? Faça a lição de casa para não ser surpreendido. Descubra quais são os reais interesses da outra parte, quanta pressão ele está sofrendo por conta desse acordo, qual é o prazo para que tudo esteja resolvido, qual é o orçamento envolvido e tudo mais que for relevante. Isso traz maior confiança para o bate-papo.  

Nunca feche de primeira

Por mais atrativa que a primeira oferta possa parecer, fechar negócio de primeira pode levar a outra parte a se questionar se aquele foi mesmo um bom acordo. Por isso, sempre apresente uma contraproposta.

Peça mais e ofereça menos

Você é o responsável por defender os seus interesses. Então, sempre pense alto para conseguir bons acordos. Use a regra dos 10% sobre todos os valores que tiver de estipular. Se for vender algo, peça 10% mais do que você realmente quer para, no final, chegar próximo da quantia que você deseja. Se quiser comprar, também ofereça um valor que tenha esses 10% embutidos.

Mas saiba justificar sua posição, pois se você simplesmente soltar um valor sem ter explicações, seus argumentos seguintes também ficarão fragilizados. 

Tenha paciência

Se você sempre optar por esperar os melhores momentos, com toda a certeza se sairá bem no mundo das negociações. Se o outro lado tem pressa, você conseguirá usar esse ponto em seu favor.

Guarde um trunfo para o final

Não saia oferecendo, logo no início, tudo e mais um pouco. Com toda a certeza, a outra pessoa vai tentar tirar algum proveito da negociação. Por isso, ter uma carta na manga é sempre bom. Ofereça aquele último bônus que você guardou, no último momento, para fechar o negócio.

Use a técnica do espelho


Segundo um estudo da Sociedade de Psicologia Social Experimental dos Estados Unidos, quando você imita a postura e os gestos da outra pessoa de forma sutil, isso agrada ao interlocutor, que fica mais propenso a aceitar sua proposta. Você não precisa se tornar um papagaio. Basta marcar alguns pontos para conquistar a confiança necessária para fechar o negócio.

Coloque as dicas acima em prática e negocie melhor!

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93