A MÁ COMUNICAÇÃO NO SETOR EMPRESARIAL

Má comunicação empresárial.
Má comunicação empresárial.

Administração e Gestão

23/10/2015

No ambiente empresarial entendesse que informar e simplesmente passar as informações de uma forma desalinhada e tendo como consequências atrasos nos processos, causando assim prejuízos inestimáveis a empresa.


Se o emissor não tiver plena certeza do que ele precisa seria ideal não enviar a mensagem, porque o receptor por sua vez ficará confuso tentando entender qual significado da solicitação enviada.


O emissor deveria ter a preocupação em encaminhar um texto de fácil compreensão para que o receptor possa entender e resolver rapidamente sem precisar ligar, questionar qual o significado da mensagem.


Ao escrevermos uma mensagem o ideal é tentar imaginar se a pessoa que recebera essa mensagem irá entender: para mim que escrevo está tudo lindo, mas e você como se sente conseguiu entender.


Esse talvez seja o papel mais importante do departamento de Recursos Humanos, tentar identificar esses gargalos na comunicação e resolver em conjunto com os seus colaboradores, stakeholders e parceiros de negócios, porque a comunicação não pode se reduzida e tão pouco aumentada além do necessário, ela precisa ser na medida exata.


Em algumas empresas a comunicação é feita de uma forma truculenta, mas tão truculenta que às vezes as pessoas passam mal apenas em ler a mensagem recebida, sendo que comunicar é algo prazeroso, motivador etc.


Muitas vezes imaginasse que se a pessoa que encaminhou aquele texto ou e-mail pelo menos leu antes de enviar, ou simplesmente digitou e não teve o trabalho de ler antes de enviar, muitas dessas pessoas se julgam o comunicador (a) em pessoal, mas não imagina o quanto de stress ele causa as outras pessoas.

 


A ideia desse texto é provocar todos aqueles que não têm o mínimo de respeito por outro ser humano, e que acham que o seu tempo é muito curto para perderem alguns segundo revendo os seus comunicados, solicitações e pedidos antes de enviar.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


José Rodrigues

por José Rodrigues

José Rodrigues dos Santos, 42 anos, solteiro, natural de Embu das Artes/SP. Bacharel em Administração de Empresas com Enfase em SIN, pela antiga Faculdade Taboão da Serra, atual Anhanguera. Pós Graduado e com Complementação MBA em Recursos Humanos Avançados, Extensão em Direitos Humanos pela PMSP. Extensão em Turismo, Politicas e Planejamento pela UNIFESP, Extensão em Projetos Sociais - FIA/GESC

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93