Objetivos do departamento de compras

O setor de compras tem a grande responsabilidade de suprir a empresa com os insumos adequados
O setor de compras tem a grande responsabilidade de suprir a empresa com os insumos adequados

Administração e Gestão

21/07/2015

A gestão da aquisição (Compras) assume papel verdadeiramente estratégico nos negócios, atualmente em face do volume de recursos, principalmente financeiros, quebra-se então uma visão preconceituosa de que era uma atividade burocrática e repetitiva, um centro de despesas e não um centro de lucros.

O setor de compras tem a grande responsabilidade de suprir a empresa com os insumos adequados às particularidades da organização, atendendo as necessidades do mercado.

Portanto, a partir deste artigo você irá ampliar ainda mais seus conhecimentos e verá como podemos ser mais eficazes na empresa, conhecendo alguns dos objetivos do setor de compras.

Dessa forma, percebe-se que a função é muito mais ampla e, se realizada com eficiência, envolverá todos os departamentos da empresa.

Diante desta importância veja algumas definições e objetivos do Departamento de Compras:

• Suprir a empresa com um fluxo seguro de produtos e serviços para atender as suas necessidades;

• Assegurar continuidade de suprimento para manter relacionamentos efetivos;


• Comprar eficiente e sabiamente, obtendo por meios éticos o melhor valor por centavo gasto;

• Administrar estoques para proporcionar o melhor serviço possível aos clientes e ao menor custo;


• Selecionar os melhores fornecedores do mercado;

• Ter um bom relacionamento com os fornecedores;


• Proteger a estrutura de custos da empresa;

• Monitorar as tendências do mercado de suprimentos;


• Negociar eficazmente para trabalhar com fornecedores que buscarão benefício mútuo, por meio de desempenho economicamente superior.

Dentro de uma nova concepção, o departamento de compras que tinha como objetivo encontrar os menores preços passou a ser mais estrategicamente orientado, com a missão de encontrar o melhor produto proveniente de um número menor de fornecedores altamente capacitados. Este é um dos desafios do pessoal da área de compras. O papel de compras nas empresas é de tornar-se um elo entre a fonte produtora de suprimentos (fornecedores) e os usuários de produtos (clientes).

Ao setor de compras também é designada a difícil tarefa de equilibrar a quantidade de materiais a serem comprados, para que os demais departamentos da empresa encontrem-se satisfeitos continuamente.

Embora estes objetivos estejam bem claros, falamos da importância de sua relação com outros setores da empresa, mas não podemos nos esquecer de um objetivo fundamental, que é a estreita ligação com o setor financeiro. É muito comum nas empresas, não haver esta ligação com o financeiro.

Invariavelmente ocorre que, quem compra adquire um produto ou serviço e não percebe a importância do planejamento do desembolso financeiro, para honrar o compromisso com o fornecedor.

Estas considerações são muito importantes, pois no dia-a-dia da consultoria observamos que as empresas têm problemas com o fluxo de caixa que está invariavelmente negativo. Um dos motivos da insuficiência de recursos para pagar as contas é justamente o descompasso entre o setor de compras e o financeiro da empresa. Não há comunicação eficaz entre setores. Portanto, desenvolva e melhore o processo de comunicação.

Observe em sua empresa se este é um dos motivos para os apertos de caixa.

Falamos sobre gestão de materiais, contextualizamos compras dentro da administração de materiais, definimos os objetivos do setor de compras. Mas se faz necessário mostrar um pouco do perfil do pessoal que atua ou irá atuar da área de compras. Isso é fundamental para que desempenhe seu papel da melhor forma possível. Lembramos que o padrão atual exige que o comprador tenha ótimas qualificações e esteja preparado para usá-las em todas as ocasiões.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93