Uma Empresa à Beira de um Ataque de Nervos

Com o excesso de burocratizações, há a necessidade de formalizar tudo.
Com o excesso de burocratizações, há a necessidade de formalizar tudo.

Administração e Gestão

15/06/2015

João e Maria são funcionários de uma grande empresa - “Bom Sucesso” - há dez anos. Na época em que essa iniciou suas atividades, havia em torno de 50 funcionários e, apesar do espaço físico ser divido por departamentos, todos se conheciam, se respeitavam e se tratavam bem. Era como se fossem uma família, e sentiam-se valorizados pelos chefes.

Mas, depois de um período de “namoro”, um olhar diferenciado dos empregados começou a promover mudanças nos comportamentos. Não se sentiam mais como uma família, aparentemente, ninguém estava preocupado com nada. Isso fez com que esse sentimento de família fosse dispersando-se.

Com o tempo, foram reportando à crença de que se tratava de um trabalho como em qualquer outro lugar e a percepção de que deveriam trabalhar em prol dos mesmos objetivos foi sendo, aos poucos, substituída por politicagens.

Situações semelhantes acontecem e, geralmente, o tamanho da empresa é o fator que mais influencia, para que isso aconteça.

Novos funcionários vão sendo admitidos e os mesmos, eventualmente, não compreendem os propósitos da empresa nem a importância de cada um dentro dela.

Com o crescimento da empresa aumenta a burocratização e o distanciamento aliados à necessidade de controle.

Os livros de ponto, que antes eram assinados e assim oportunizavam, por exemplo, o contato com as pessoas do departamento de pessoal, na atualidade, são organizados por uma máquina, em que você é reconhecido pela sua digital.

Essas, geralmente, ficam na entrada da empresa, de maneira que, ao chegar, o funcionário seja identificado. Assim, sua identidade passa a ser apenas códigos e números.

Com o excesso de burocratizações, há a necessidade de formalizar tudo. Assim as conversas e discussões passam a ser através de memorandos.

Como ficam as relações interpessoais nesse cenário?

Por esses aspectos revelados, a tendência é que as relações interpessoais estejam deterioradas e desgastadas. Como se fosse uma erosão, que corrói o espírito de ânimo das pessoas no local de trabalho.

Mas será que esta realidade pode ser considerada uma constante?

Todas as empresas estão fadadas a esses fracassos?

O que é preciso fazer para que esse processo não aconteça e como revertê-lo?


Adaptado de Levering

As interrogações que João e Maria fazem, podem ser as mesmas de muitas pessoas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

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