Gerenciamento Participativo

O gerenciamento participativo nos remete a uma operação matemática simples.
O gerenciamento participativo nos remete a uma operação matemática simples.

Administração e Gestão

15/06/2015

Na empresa “Bom Sucesso”, foi implantado o sistema de gerenciamento participativo, o que levou alguns gerentes a se desligarem da mesma, pois consideraram que seriam motivos de piadas.

Podemos dizer que por trás disso havia a dificuldade de dividir o poder e, ainda, resistências às mudanças.

As pessoas, que aderem ao gerenciamento participativo, começam do princípio que: “os empregados apenas querem ser produtivos, portanto precisam de um bom ‘clima’ gerencial para se desenvolverem”. (LEVERING, 1997, p. 164).

Ficou entendido para essa empresa que o que estava em jogo era o poder e, para que os funcionários pudessem exercer autonomia, a única forma cabível eram os gerentes abrirem mão de algumas autoridades.

O comportamento dos gerentes, considerado base para o sucesso, foi aprender a conviver com seus egos. (O eu de qualquer indivíduo.) Sendo esse determinante para a saída de muitos deles.

O gerenciamento participativo nos remete a uma operação matemática simples: mais poder para alguns, no caso os trabalhadores, simboliza menos poder para outros, os gerentes.

Ainda, é preciso dizer que, nesse processo, é fundamental uma relação de credibilidade entre os gerentes e os funcionários. E para ter crédito e confiança são necessárias práticas coerentes com os discursos.

A partir do momento que a empresa “Bom Sucesso” passou a apostar nas pessoas e a demonstrar coerência, os trabalhadores passaram a confiar que a gerência estava interessada, de forma sincera, no trabalho que eles desenvolviam.

Assim, passaram a cooperar de forma significativa e espontânea e, ainda, realizavam trabalhos voluntários para a empresa.

Isso trouxe mais motivações para os gerentes.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93