Atitudes Antiéticas em Relacionamentos Profissionais

Administração e Gestão

08/06/2015

A ética se aplica na relação entre empresas (parceiras e/ou concorrentes), fornecedores, colaboradores, consumidores, comunidades e governos.


A seguir, veremos alguns exemplos de atitudes antiéticas, que podem acontecer nesses relacionamentos.


Os grifos representam as partes afetadas pelas atitudes antiéticas:


No relacionamento das empresas com os colaboradores: existem atitudes, que mesmo sendo realizadas inconscientemente, são vistas como antiéticas. Por exemplo: chamar a atenção na frente de pessoas estranhas; expor a constrangimentos (apelidos maldosos) com o intuito de humilhar ou diminuir a pessoa; desrespeito a privacidade (câmeras em locais impróprios); solicitação de muitas tarefas com prazos insuficientes para cumpri-las; atraso de pagamentos e não cumprimento das leis trabalhistas; excesso de pressão ou assédio moral.


Às vezes a empresa diz não ter preconceito, mas não possui nenhum trabalhador negro, homossexual, oriental, isso é questionável!


Na relação entre empresa e clientes ou consumidores: redução de pesos e quantidade dos produtos sem a correspondente redução de preços; não entregar, não cumprir o prazo de entrega ou vender sem ter o produto disponível; cobrança por serviços desnecessários (exemplo: oficinas de automóveis e as de conserto de eletrodomésticos são muito conhecidas por essa prática); adulteração na mercadoria (exemplo: água no leite, troca da data de validade, falsificação de remédios e etc.); utilização de publicidade enganosa, escandalosa ou abusiva; formação de cartéis (unir-se com seus concorrentes para elevar o preço de um produto visando aumentarem seus lucros desfavorecendo os consumidores).


Na relação entre colaborador e empresa: fofoca (trazer informações falsas) visando prejudicar um colega para se beneficiar; causar intrigas, falar mal dos outros, “puxar o tapete”, mentir; vestir-se com roupas inapropriadas; “enrolar” serviço; desrespeitar o colega de trabalho com frases ou atitudes preconceituosas; deixar o serviço mais difícil para os outros e ficar só com os fáceis; furtar dinheiro ou objetos da empresa.


Na relação da empresa com governo e comunidade: sonegação de impostos; suborno a fiscais; contrabando de mercadorias; desrespeito a legislação trabalhista; utilização de trabalho infantil ou escravo; poluição do ambiente; engano ao consumidor; obtenção de vantagens por meio da influência, da troca de favores e do pagamento de propinas.


Na relação da empresa com os fornecedores: não honrar pagamentos ou datas de vencimentos; exigência de vantagens exclusivas de seus fornecedores para a efetuação de grandes aquisições; favorecimento de fornecedores por razões indevidas em prejuízo de outros.


Na relação empresa e concorrentes: contratação de pessoal do concorrente para obter informações privilegiadas; subfaturar o produto (cobrar valor injusto e bem menor que o preço praticado no mercado, não levando em consideração os custos, para obtenção de maiores vendas e “roubo” de clientes do concorrente); unir-se a outros concorrentes para baixar seus preços visando liquidar um concorrente comum.


Algumas áreas da empresa são mais suscetíveis a comportamentos antiéticos, pois a probabilidade de ocorrem dilemas ou situações complexas nessas áreas é maior. Por essa razão exigem uma atenção maior quanto à conduta adotada.


A seguir, veremos alguns exemplos de áreas suscetíveis a dilemas éticos e condutas que servem de base para suas ações:


• Comunicação interna - deve ser conduzida de forma clara e direta visando alto grau de produtividade e honestidade dos funcionários.

• Comunicação com outras empresas - deve seguir princípios estabelecidos para que desenvolva uma relação de confiança e parceria.


• Comunicação com os clientes –
deve respeitar os direitos e também, haver satisfação, uma vez que os clientes representam lucros constantes em longo prazo.


• Comunicação com a comunidade - atuar de forma ética para conseguir o apoio e não terem ocorrências de problemas.


• Produção - fabricar produtos e serviços seguros para os consumidores.


• Recursos humanos - é fundamental que haja um comportamento ético desde a contratação até a demissão, o que evitará muitos processos trabalhistas.


• Propaganda – atentar para os limites de conduta socialmente aceitáveis.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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