Comunicação Eficaz

Administração e Gestão

08/06/2015

Você percebeu como a liderança é um processo? Trabalhamos até aqui com tantos detalhes e todos eles de significância incontestável, agora veja como a motivação só é possível se nos aperfeiçoarmos a cada dia na comunicação.


É necessário que as pessoas cheguem a um consenso, ou seja, que se compreendam mutuamente para haver uma comunicação eficaz e voltada para resultados.


Inicialmente é um comportamento aparentemente simples, mas poucos o fazem como deveriam. Mas e o líder? Este precisa fazê-lo constantemente, Vejamos como é o ato de ouvir realmente.


Conseguindo Escutar:
Você realmente escuta as pessoas?
Querer escutar é estar receptivo à comunicação:
Impedir que os ruídos externos ou internos distorçam a mensagem;
Julgar o conteúdo e não a forma de expressão;
Prestar atenção às ideias;
Ser flexível;
Ouvir a mensagem completa;
Resistir às distrações;
Procurar atender o ponto de vista do outro;
Deixar de lado preconceitos e preferências;
Você sabe o que é percepção seletiva?


Significa que as pessoas tendem a ouvir e a registrar apenas aquilo que lhes interessa.
Na comunicação de mão dupla, deve existir condição para uma comunicação plena. Quando isso ocorre, as pessoas se mostram capazes de convencer com clareza e qualidade. A comunicação se torna assertiva.


OUVIR É ENTENDER, SOB O PONTO DE VISTA DO OUTRO, QUAIS SÃO AS SUAS NECESSIDADES.


Eis algumas dicas:


Uma frase pode mudar de sentido, se simplesmente mudarmos a sua entonação.
Uma frase incompleta pode sugerir desconhecimento da compreensão da própria necessidade.
Uma frase dita de modo demasiado afirmativo sugere que o liderado não só não compreende a sua necessidade, mas também não está disposto a ouvir as sugestões oferecidas.
Um olhar ou um gesto pode sugerir um pedido de ajuda, uma necessidade de urgência ou uma alegria pelo encontro da solução de suas necessidades.


VOCÊ COMO LÍDER DEVERÁ ESTAR SEMPRE ATENTO EM OUVIR E OBSERVAR SEUS LIDERADOS.


Precisamos aprender a ouvir o que é dito entre as palavras, entre os gestos, entre os olhares. Precisamos ir além da lógica para a compreensão das necessidades do outro. O ouvir com eficácia não é um processo passivo. O Líder eficaz interage com o colaborador no sentido de desenvolver os significados e chegar à compreensão do assunto tratado.
Diversos princípios podem servir de auxílio para o aprimoramento das habilidades essenciais, para que se aprenda a ouvir. Eis alguns:


A ARTE DE OUVIR:


As pessoas que não ouvem ou não conseguem ouvir dão a impressão de serem indiferentes ou de não se importarem com as demais.


Ouvir é uma arte. O primeiro passo, sempre, é darmos a sensação de que estamos dispostos a ouvir.


Ouvir bem e em profundidade significa ir além do que está sendo dito, fazendo perguntas e repetindo com suas próprias palavras o que se ouviu, a fim e ter certeza de ter entendido direito.


Essa é a maneira ativa de ouvir. Um sinal de ter de fato ouvido alguém é responder da forma apropriada, mesmo que isso implique efetuar algumas mudanças no que se faz.


O APRENDIZADO DO OUVIR:


• Seja aberto e receptivo, inclusive utilizando a sua expressão corporal: seu rosto, suas mãos e suas pernas.
• Ouça tudo aquilo que o outro tem a dizer antes de responder.
• Não interrompa ou termine frases que estejam sendo ditas.
• Interprete a mensagem, prestando atenção tanto nos sentimentos como nos fatos relatados.
• Respeite o seu próximo. Ele pode estar com a verdade.



Ouvir uma pessoa é muito mais do que analisar racionalmente o que diz. Somente a percepção das suas mensagens verbais, corporais e a captação correta de seus sentimentos permite-nos compreender as suas reais necessidades. Quando dizemos que alguém atende bem as pessoas, dificilmente conseguimos expressar tudo o que ela faz porque a boa comunicação entre duas pessoas se completa tanto pela compreensão da lógica, como pela percepção das emoções quanto pela sincera vontade de servir.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

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