Dicas para Redução de Despesas

Atualmente, os preços dos produtos e serviços estão altos e os salários, muitas
Atualmente, os preços dos produtos e serviços estão altos e os salários, muitas

Administração e Gestão

28/05/2015

Atualmente, os preços dos produtos e serviços estão altos e os salários, muitas vezes baixos. Isso faz com que as pessoas consumam mais em sistemas de pagamentos a prazo, e consequentemente se endividem ainda mais.


A solução para esse tipo de problema é economizar, ou seja, reduzir os gastos e as despesas para que seu dinheiro sobre no final do mês.


No entanto, se você juntar pequenas quantias a fim de economizar, ao final de cada mês, sobrará quantias significativas para a realização de atividades necessárias e desejadas por você.


Agora você verá algumas dicas que podem ser utilizadas para ajudá-lo na redução de suas despesas:


Alimentação


Na hora de ir ao supermercado, esteja com uma lista das necessidades a serem compradas, e nunca vá fazer compras, doente, com fome, cansado, deprimido ou aborrecido, e, também, evite levar crianças. Esses fatores ajudam e incentivam aquisições de produtos supérfluos.


Além disso, evite as lojas de conveniências e não jante ou almocem em restaurantes com frequência, essas atividades devem ser feitas apenas quando forem necessárias. Para economizar ainda mais, compre as marcas próprias de supermercados, que têm vantagens no preço e, em muitos casos, na qualidade; atente-se, também, aos cadernos de ofertas dos principais supermercados, compare os preços e compre onde o valor estiver menor.


Energia Elétrica


Aproveite a luz do dia para iluminar sua casa, por meio das janelas, e portas; em lugares de grande circulação procure usar lâmpadas fluorescentes, uma vez que elas reduzem os gastos de energia e duram por mais tempo.


As geladeiras e os freezers devem estar em local arejado, desencostados das paredes e móveis e longe de fontes de calor. Procure não repetir o movimento de abrir e fechar o aparelho, pois pode danificar o isolamento térmico; e no inverno regule o termostato do equipamento na menor potência, nesta época não é necessário deixar a temperatura tão baixa.


Para passar roupas, procure juntar uma quantidade razoável e passá-las de uma vez, sempre respeitando a temperatura adequada para cada tipo de tecido. Quanto às máquinas de lavar e de secar, essas devem ser utilizadas em sua capacidade máxima, mas sem sobrecarregá-las. Além disso, limpe os filtros e use a quantidade de sabão adequada indicado pelo fabricante.


Não tome banho muito demorado, escove os dentes com a torneira fechada, abrindo-a quando for preciso. O mesmo serve para as louças, com a torneira fechada, ensaboe o máximo de peças por vez e enxágue. E, também, tenha o hábito de fazer a manutenção periódica em toda a parte elétrica de sua casa e em seus equipamentos.


Aluguel, condomínio e mensalidades


Para pagar o aluguel, o condomínio e as mensalidades, procure fazer sempre dentro do prazo, nunca excedendo a data de vencimento, a fim de evitar as multas e juros, que são grandes aliadas do endividamento.


Para ficar mais fácil a organização junto aos pagamentos das contas, procure adequar os vencimentos das faturas com o recebimento do seu salário.


Roupas


Primeiramente, lembre-se sempre: não compre por impulsos.
Fique atento (a), o mesmo produto pode ser vendido em diversas lojas com preços diferenciados, por isso, pesquise sempre.


No seu guarda-roupa, procure estabelecer um esquema básico de cores e compre roupas que possam ser usadas em várias ocasiões. Na hora da compra fique atento (a) à costura da roupa, ao tecido, aos botões e zíperes e preste atenção na qualidade para prolongar a durabilidade e diminuir a frequência de compras.


Antes de ir às compras, faça uma lista de suas prioridades de vestuário e evite trocar o guarda-roupa todo de uma só vez, isso além de concentrar um alto gasto desnecessário dentro do mês, também favorece o desgaste de todas as peças ao mesmo tempo. Ao invés disso, procure peças ou acessórios que complementam seu guarda-roupa, assim não terá a necessidade de mudá-lo.


Telefone


Economizar em ligações telefônicas reduz em 50% suas despesas. Procure usá-lo de maneira racional. Em ligações DDD e DDI, utilize horários em que as tarifas são reduzidas, e priorize as ligações para telefones fixos, por terem tarifas mais baratas. Deixe as ligações para celulares para ocasiões inevitáveis e urgentes.


Todo mês, examine sua conta telefônica, a fim de buscar possíveis erros de cobrança, uma vez que esses são mais comuns do que se imagina. Antes de realizar a ligação telefônica, busque outro modo de falar com a pessoa, por meio de mensagens, e-mails ou comunicadores instantâneos. Com os avanços das tecnologias, esses recursos funcionam tão bem, ou melhor, que o telefone.


Sendo assim, planeje suas ligações, pois economizará tempo e dinheiro. E também, fique atento (a) às promoções das companhias telefônicas, como exemplo: você pode ter o detector de chamadas, mesmo que ele saia de graça, a assinatura pode cobrir esse preço, tornando o serviço mais caro.


Casa e Mobília


Em sua casa, cheque mensalmente o aquecedor, o ar-condicionado e efetue antecipadamente a troca de filtros, lubrificações, calhas, portas, pisos, azulejos, carpetes e janelas, para não ter que realizar essas manutenções todas de uma vez.


Os serviços de pedreiro, pintor e eletricista, devem ser feitos com o mesmo profissional e alguém de sua confiança, uma vez que facilita futuras negociações de valores e parcelamentos de serviços. A compra do material, de acordo com as especificações do profissional, faça você mesmo, pois assim poderá encontrar produtos mais baratos ou negociá-los.


Para adquirir sua mobília, faça sempre um plano antes de comprar e defina as necessidades dos espaços. Cheque a qualidade e não só a beleza dos móveis; procure saber como limpar, quanto tempo leva para deteriorar, se tem garantia, a qualidade do tecido, entre outros.


Além disso, mantenha seus móveis polidos e limpos, para conservar seu material e manter o aspecto de novo.


Dicas Gerais


Por fim, aqui vão algumas dicas para evitar o endividamento. Ao fazer compras lembre-se que os estabelecimentos comerciais têm diferentes formas de pagamento, então evite qualquer comprometimento do seu orçamento, sempre prestando atenção na necessidade de compra, nos valores das parcelas e no custo efetivo.


As compras à vista são as mais recomendadas, pois podem possibilitar bons descontos e evitarem futuros aborrecimentos, mas sempre pensando nas necessidades básicas. Já nas compras à prazo, fique atento (a) às taxas de juros cobradas na entrada, nas parcelas e no preço total.


As taxas de juros, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e a TAC (Taxa de Cobertura de Crédito) devem ser informados com antecedência conforme previsto pelo Código de Defesa do Consumidor.


Ao final de suas compras, guarde todas as garantias e recibos para o caso de um produto precisar de troca ou conserto, uma vez que ele pode estar na garantia proporcionada pelo fabricante.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93