Estratégias de Comercialização

Devem ser analisados os meios de comunicação.
Devem ser analisados os meios de comunicação.

Administração e Gestão

24/04/2015

Esta fase do projeto é fundamental. Não adianta ter um produto/serviço de alta qualidade se não tivermos uma maneira de divulgá-lo e distribuí-lo junto ao público consumidor.

A pergunta chave que deverá buscar respostas será:

Quais as estratégias de comunicação que serão utilizadas por você na divulgação de seu negócio e/ou produtos/serviços e quais serão os canais de distribuição?


Estratégias de comunicação

Devem ser analisados os meios de comunicação (rádio, TV, mala direta, internet, carro de som, rádio, poste, faixas, jornal, telemarketing, etc.) que sua empresa irá utilizar a frequência com que utilizará e os custos disso...


Canais de distribuição

A estrutura de comercialização dos produtos e serviços é fundamental para seu empreendimento. Os canais de distribuição representam as diferentes maneiras pelas quais o produto ou serviço é colocado à disposição do consumidor.

O propósito do processo de distribuição é levar ao consumidor aquilo que ele precisa. Existem duas maneiras de vender o produto: Venda direta e Venda indireta.

A venda direta: é maneira mais usada de distribuição. Uma empresa vende diretamente seus produtos por meio da sua equipe de vendas e, adicionalmente, pode ou não controlar o processo de distribuição.

A venda indireta: é realizada usando-se a estratégia de canais de distribuição. A empresa pode vender sua produção ao atacadista que, por sua vez, vende ao varejista e ele ao consumidor final. A empresa também pode vender simultaneamente ao atacadista, ao varejista, ao distribuidor e ao representante, praticando diferentes preços, dependendo da estratégia de canal utilizada.

Existe um grande número de canais disponíveis, entre eles:

• Venda direta ao cliente, via e-mail, telefone ou internet;

• Representantes que vendem diretamente em nome dos fabricantes;

• Distribuidoras que vendem aos atacadistas;

• Varejista, geralmente chamados de comerciantes, que vendem aos consumidores finais.

Nesse processo é importante que você, futuro empreendedor, descreva quais os canais de distribuição que pretende utilizar.

A forma com que você vai levar o produto/serviço ao mercado irá influir no alcance do seu cliente potencial, na sua capacidade de atingir novos mercados e no seu dimensionamento. A empresa pode adotar uma série de canais para isso, como: vendedores internos e externos, representantes, franquias, internet, etc.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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por Colunista Portal - Educação

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