Como Atender a Pessoa com Deficiência Física

Em alguns casos é necessário que o atendente auxilie na locomoção.
Em alguns casos é necessário que o atendente auxilie na locomoção.

Administração e Gestão

23/04/2015

• Ao orientar sobre locais, indique os caminhos mais práticos: atalhos, locais com rampas de acesso, corredores mais largos, etc. Isto facilitará a locomoção.

• Em alguns casos é necessário que o atendente auxilie na locomoção. Se for o caso, ao guiar, escolha um caminho com menos obstáculos. Na necessidade de descer alguma rampa, faça-o com a cadeira virada, de marcha à ré, o que evitará que a pessoa fique de frente, desequilibre-se e caia.

• Nunca se apoie na cadeira de rodas, bengalas ou muletas, pois pode desequilibrar a pessoa.

• Em conversas prolongadas com um cliente cadeirante, (pessoa com deficiência física que utiliza a cadeira de rodas) sente-se para que o contato visual (olho no olho) se estabeleça na mesma altura. Olhar para cima durante um período longo de tempo pode incomodar.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Saúde

por Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93