Formação de Preço - Definição de Preço Ideal

É necessário utilizar parâmetros reais para formação de preço.
É necessário utilizar parâmetros reais para formação de preço.

Administração e Gestão

06/04/2015

Definição do preço ideal

É necessário utilizar parâmetros reais para formação de preço. Não devemos utilizar valores ou fatores aleatórios ou sem critério, pois o preço de venda precisa ser competitivo e atrativo para que o cliente faça negócio com sua empresa e, portanto, o preço de venda do produto ou serviço está inserido nesta satisfação.

O importante para análise do preço de venda do produto ou serviço não é o faturamento, mas qual o valor ou o percentual de lucro real (lucro que estará à disposição da empresa). Muitos se enganam quando analisam a diferença entre o preço de custo e o preço de venda (exemplo: custo do produto R$ 10,00 e preço de venda R$20,00 – é um engano quem entende que está tendo um lucro de 100%). Para a formação de preço é necessário analisar os seguintes fatores: preço de custo, percentual de custo fixo da empresa, percentual de despesas variáveis, percentual de lucro desejado e finalmente o preço de mercado.

Definir o preço de venda é necessário para negociar com seu cliente de maneira a atender a sua necessidade, atendendo a sua expectativa e satisfação.


Alguns aspectos analisados para a formação de preço:


Multiplico por 2 (exemplo: compro por R$10,00 e vendo por R$20,00 – ganho 100%?), este é um erro cometido pelo Empreendedor, uma ilusão que está tendo lucro de 100%. Veja a seguir qual a forma correta de formar o preço de seu produto ou o preço de seu serviço.

* Qual é o preço ideal?

É aquele que cobre todas as despesas fixas, despesas variáveis e resta o lucro da empresa.

* Por que formar o preço?

Para que possa suprir os compromissos financeiros da empresa (despesas fixas, inclusive a retirada do Empreendedor e sócios), os recolhimentos dos impostos, pagamento de fornecedor e gerar lucro para novos investimentos, lembrando: os resultados não se analisam pelo faturamento, mas sim pelo percentual de lucro da atividade. Muitos empreendedores aumentam o faturamento, mas não conseguem sequer cumprir com seus compromissos, então esta atividade está realmente sendo lucrativa? O preço de venda é um fator de sucesso ou fracasso, tão importante quanto produzir com qualidade para atender à satisfação de seus clientes.

* Como formar o preço?

Algumas planilhas nos auxiliam na formação de preço, formar o preço é diferenciado para comércio, prestação de serviços e indústria.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93