Concorrentes

Informações sobre os concorrentes são importantes.
Informações sobre os concorrentes são importantes.

Administração e Gestão

02/04/2015

CONCORRENTES

Informações sobre os concorrentes são importantes para que você possa fazer uma análise do número de concorrentes, pontos fortes, pontos fraco, qualidade nos produtos ou serviços, concorrência direta e indireta, forma de atendimento, tempo de instalação do(s) concorrente(s), visto que sua empresa estará conquistando na maioria das vezes clientes insatisfeitos com a concorrência, ou seja, estas informações são necessárias para direcionar a atuação de sua atividade.


Produtos e serviços

Os produtos oferecidos pelo concorrente são os mesmos oferecidos pela sua empresa? São os mesmos fornecedores de sua empresa? A mesma qualidade oferecida pela sua empresa? Qual será o diferencial de sua atividade? De que forma você estará atuando no mercado?


Benefícios e diferenciais oferecidos

Identificar os benefícios oferecidos pelos concorrentes é importante para você direcionar a atuação de sua empresa, através dos pontos fracos de seu concorrente. Você conquista clientes ao saber quais são os diferenciais oferecidos pelos seus concorrentes. É importante para você fazer o que eles estão fazendo, mas de forma melhor e conquistar e fidelizar seu cliente.


Posicionamento no mercado

Conhecer seu concorrente para saber qual é a atuação dele, o nicho de mercado, qual é o porte da concorrente em relação a sua empresa, há quanto tempo a empresa está instalada nesta região, qual a área geográfica que está atendendo, tudo isso servirá para você direcionar a atuação de sua empresa.


Formato e apresentação dos produtos (tamanho e características)

Conhecer o tamanho e característica dos produtos ou serviços prestados pelo seu concorrente é importante para que sua empresa possa atuar de forma diferenciada, ao passo que sua empresa oferece os mesmos produtos ou serviços oferecidos pela concorrência. É importante analisar alguns pontos sobre os produtos oferecidos pela concorrência perante os produtos de sua empresa: qualidade dos produtos ou serviços, preço, condições de pagamento. Estes são diferenciais determinantes para o sucesso de sua empresa.


Preços praticados

Os preços dos produtos e serviços de seus concorrentes são importantes para que sua empresa ofereça um diferencial. A guerra de preço é prejudicial a sua atividade, então ofereça condições e valores agregados que justifiquem a compra ou a prestação de serviços em sua empresa. Caso os preços sejam os mesmos, ofereça a seu cliente condições de pagamento, descontos favoráveis, mas analise as condições de sua empresa para cumprir com os compromissos financeiros dela (lembre-se da importância do capital de giro).


Estratégia de comunicação

Identificar os meios de comunicação utilizados por seus concorrentes é importante para que você possa direcionar a comunicação de sua empresa utilizando recursos necessários para tornar sua empresa conhecida (lembrando: todos os meios de divulgação são eficientes, desde que utilizados de forma eficiente).

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

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