Quais os erros mais comuns no preenchimento de um plano de negócios

O Plano de Negócios é indispensável!
O Plano de Negócios é indispensável!

Administração e Gestão

24/03/2015

Quando se fala em Plano de Negócios muitas empresas que estão iniciando ou que já está há bastante tempo no mercado, acreditam que esse elemento é indiferente ao seu negocio, ou seja, não há necessidade de sua realização. Porém, a cada dia que passa a realidade tem se mostrado outra bem diferente, pois a existência de um plano de negócios bem elaborado é fundamental para minimizar riscos, para elaboração e implantação de estratégias no mercado, tendo uma visão mais ampla de fornecedores, concorrentes e clientes.


Porém, a utilização dessa ferramenta às vezes é realizada de forma inadequada ou ainda de forma insuficiente, pois muitas empresas acabam pulando etapas ou deixando algumas incompletas, o que acarreta na formação de uma visão camuflada e deficiente. Para realizar um plano de negócios com 100% de eficiência as organizações precisam em primeiro lugar de uma série de informações sobre o mercado, as finanças e as operações da empresa que já estão em execução ou irão entrar em fase de execução. O principal erro cometido pela maioria das empresas na elaboração do PN é justamente na etapa de analise do mercado.


Ao abrir um negócio ou expandir um empreendimento já existe é fundamental planejamento prévio. A sua não realização poderá acarretar em consequências práticas desastrosas. É melhor identificar os possíveis erros no papel do que deparar-se com eles na prática, onde já foram investidos recursos financeiros e tempo de trabalho. Quanto mais o empreendedor conhece seu negocio, seu mercado, suas capacidades, suas deficiências e realiza projeções financeiras para seu controle, mais diferenciais competitivos e subsídios ele terá para enfrentar a concorrência e conquistar clientes.


Ao realizar a elaboração de um Plano de Negócios existe uma série de erros que são comuns, entre eles podemos citar:

• Querer escrever tudo de uma vez só;

• Não definir bem o Negócio;

• Errar nas Contas;

• Não ser Realista;

• Falta de Conhecimento do seu Público Alvo;

• Falta de Analise dos Pontos Fortes e Fracos e ainda Oportunidades e Ameaças;

• Confundir Fluxo de Caixa com Lucro;

• Desviar o Foco;

• Agir pelo Emocional;

• Não Projetar o Tamanho do seu Mercado;

• Fazer Previsões Absurdas;

• Não Analisar bem a Concorrência;

• Falta de Objetividade e Clareza;

• Ignorar os Riscos do Negócio;

• Falta de Esclarecimento da Função de cada Parceiro no Negócio;

• Falta de Análise Criteriosa da Estrutura de Preço;


Enfim, para proporcionar o crescimento de qualquer empresa o Plano de Negócios é indispensável. Pois nele estarão contidas informações sobre o mercado de trabalho, finanças internas, produtos ou serviços oferecidos, concorrentes, clientes, parceiros e demais aspectos de extrema importância para qualquer empreendimento. A formalização da estratégia da organização em documento pode ajudar o empreendedor a descobrir possíveis lacunas em sua estratégia e corrigi-las ainda na fase de planejamento. Realizar um bom planejamento é o primeiro passo na busca do sucesso.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Grasielly Pereira da Silva

por Grasielly Pereira da Silva

SOU FORMADA EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. TENHO CONHECIMENTO EM INFORMATICA, DESENVOLVIMENTO EM APLICATIVOS MÓVEIS, GESTÃO DE PROJETOS, CONSULTORIA E CONTABILIDADE.

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