Como o ego das pessoas pode afetar na lucratividade da empresa

Gestor de departamento tem que estar atento ao comportamento dos seus colaboradores
Gestor de departamento tem que estar atento ao comportamento dos seus colaboradores

Administração e Gestão

20/05/2014

Caro leitor, já percebeu como as pessoas hoje em dia estão egocêntricas, egoístas e ambiciosas, e o quanto estes sentimentos que existem no interior das pessoas podem ser prejudiciais para o seu crescimento individual e profissional, afetando diretamente o ambiente coletivo e corporativo.


Nas empresas todo gestor de departamento tem que estar atento ao comportamento dos seus colaboradores e sempre orientar para que cada um deles jogue o jogo da área e da empresa, e não o joguinho inflado do seu ego e das suas vontades, muitas vezes arrumando briga com seus colegas de área ou com outros departamentos, prejudicando o crescimento da empresa, que não é sua.


As pessoas são hoje em dia muito emocionais e menos racionais no trabalho e na vida, podendo até prejudicar alguém diminuindo sua própria energia do trabalho, demonstrando uma baixa produtividade ou ainda escondendo algum dado importante do gestor, fazendo o seu setor produzir cada vez menos.


Esta estratégia é utilizada por pessoas que querem prejudicar algum gestor do setor ou alguma área.


A postura da pessoa egocêntrica também atrapalha, principalmente quando ela (e) gosta de mostrar seu poder rebaixando o outro na frente dos seus colegas, isso é um tremendo jogo sujo, principalmente se vem do gestor da área, normalmente, isso, acontece e as pessoas não falam nada, pois, elas temem perder o emprego.


Percebe como somos escravos de um sistema onde o dinheiro e o medo ditam as regras!
Se você fosse o dono da empresa deixaria que pessoas com este comportamento dirigissem sua empresa?


Lógico que não, já imaginou a quantidade de processos trabalhistas por assédio moral que sua empresa receberia ou se o gestor, o dono ou a equipe tratasse o cliente de maneira incorreta e o cliente processasse a empresa por um serviço mal executado.


Observe como os PROCON pelo país estão lotados de reclamação, e ainda a pessoa sai difamando a empresa no mercado, isso seria terrível, e outros clientes deixariam de comprar seus produtos e serviços, e com certeza sua empresa iria passar por dificuldades financeiras com o baixo volume de negócios.


Como resultado haveria demissões em massa, os funcionários iriam sofrer e como reflexo seus familiares também, a família do dono da empresa seria difamada como péssimos gestores de negócios, principalmente se o dono não tomou nenhuma decisão a tempo.

Demonstrei para vocês o pior cenário, justamente para abalar sua base emocional e mostrar que o profissional egocêntrico e egoísta faria um estrago muito grande na empresa, só pensando em si e não nos colegas de trabalho.


Sendo ele funcionário, gestor ou o próprio dono todos os envolvidos pagariam muito caro.


Chamo a atenção do leitor para este tipo de profissional que perante o mercado é um santo, mas nas costas do mercado, ele mostra quem realmente ele é.


Já tive alguns gestores deste tipo em algumas empresas em que trabalhei e imagino que o leitor também, mas como neutralizar este tipo de pessoa?


O segredo é criar uma rede de confiança com poucas pessoas chaves na empresa, afinal não conhecemos o ser humano tão profundamente a ponto de entregar tudo sobre nossa vida, principalmente no mundo competitivo que existe hoje.


As pessoas até convivem bem em suas áreas, mas basta ter uma crise na empresa ou no país, com um cenário propício a demissões em massa para que as pessoas mudem de comportamento e fiquem ardilosas, escondem suas falhas se mostrando como funcionários perfeitos para a empresa.


É caro leitor, como podemos ver e ego faz parte da vida humana, sempre existiu e sempre existirá, mas temos que aprender a conviver com ele e de vez em quando neutralizar as pessoas que o utilizam de forma errada.


Sucesso a todos e até a próxima.



Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Dennis Cid Alfieri Filho

por Dennis Cid Alfieri Filho

Diretor do Instituto Educacional Dennis Alfieri, consultor de treinamento e desenvolvimento de pessoas. Pesquisador de metodologias educacionais

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93