Relações interpessoais + respeito = Complexidade

As pessoas estão primeiramente em busca de desempenhar um bom trabalho
As pessoas estão primeiramente em busca de desempenhar um bom trabalho

Administração e Gestão

21/04/2014

As relações interpessoais acontecem em todo ambiente que o indivíduo convive com pessoas, mas de formas diferentes dependendo do ambiente em que nos encontramos. Na verdade, as relações entre pessoas é que se pensa ser tão complexo, pois cada um tem suas características, emoções e forma de reagir à determinada situação, e é por este motivo é que se torna ainda mais complexo.

Sabe-se que no trabalho as pessoas estão primeiramente em busca de desempenhar um bom trabalho para que possa ser remunerado. Neste ambiente, mesmo que todos estejam com o mesmo propósito é que se deve ter cuidado com nossas atitudes e o modo de expor nossas opiniões.

É muito fácil de acontecer uma aproximação, uma identificação e até mesmo em uma primeira impressão, seja ela positiva ou negativa, pois passamos mais tempo no trabalho do que com nossa família e amigos. Assim como criamos amizades, afetos também criamos sentimentos e neste caso devemos ter inteligência para tratar estes sentimentos de modo que não possa prejudicar nossa carreira; então entra um ponto muito importante e acho que na vida é o principal para qualquer relação: Respeito.

Aquele pensamento: “Meu direito termina onde começa o do outro” é muito sábio, pois se todos tivessem respeito ao espaço (individualidade) de cada um o mundo e as relações de um modo geral seriam muito mais harmoniosas.

Tenho isso bem nítido em minha mente pela experiência de quando comecei a trabalhar na empresa onde hoje ocupo o cargo de coordenação em um setor.

Lembro-me que, assim que entrei, fui tratando à todos com respeito, educação, lidando com os meus superiores com bom-senso e respeitando o momento e a individualidade de cada um, mostrando que a minha intenção não era à de prejudicar o trabalho dos outros setores.

Lembro-me também que, quando comecei a ser inserida neste ambiente de convívio, houveram pessoas que apontaram pessoas “difíceis”, mas com muita paciência e respeito consegui ter relações saudáveis com estes de modo que pude trocar ideias e opiniões. Tentar entender mensagens que cada um passa com as atitudes é essencial, pois só quando você consegue saber como se comportar em certas situações e até mediar conflitos.

Com tudo isso consegui ter o relacionamento profissional e o respeito de outros setores, pois tiveram pessoas que “compraram as minhas ideias”. Mesmo no momento em que foi necessário montar minha equipe não relutei também em passar tudo o que aprendi e sempre estou aberta à novas opiniões, pois acho muito importante esta troca para o convívio saudável de uma equipe e não um grupo somente.

Levo sempre comigo a seguinte lição: Todos nós temos medos, problemas, angústias, mas a forma com que lidamos com estes e com os que convivemos é que vai torná-los barreiras ou apenas obstáculos fáceis de serem ultrapassados para o sucesso profissional.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Gisele Ribeiro dos Santos

por Gisele Ribeiro dos Santos

Trabalho desde 2010 na empresa Novamix Distribuidora como Coordenadora de crédito e cobrança, fiz os cursos de Análise de crédito e cobrança, Noções de direito do consumidor, Operador de cobrança, Gestor de cobrança e atualmente faço o curso de Relações Interpessoais no trabalho; ambos no Portal da Educação.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93