Programa 5S s - Psicologia da auditoria

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Administração e Gestão

20/03/2014

Além dos procedimentos técnicos requeridos à função de auditor, há aspectos psicológicos que devem ser observados durante o processo de auditoria para que seja possível extrair o maior número de informações do auditado. Percepção, atitude, comunicação, primeiras impressões e rótulos e a postura do auditor são alguns dos aspectos psicológicos.


Percepção

É importante para você como auditor saber que os comportamentos são guiados a partir das percepções que as pessoas têm em relação ao mundo. Toda ação ou reação surge a partir de uma percepção. Mas para você, qual o significado da palavra percepção?


De acordo com Martin-Baró (1983), é o processo pelo qual as pessoas captam estímulos e os interpretam de acordo com suas experiências passadas e com os estímulos sensoriais que possuem. Ainda segundo o autor, o processo de percepção é caracterizado por dois grandes aspectos: com os dados disponíveis a pessoa seleciona aqueles que melhor se adequam a sua realidade e capacidade; e as pessoas completam as suas percepções acrescentando informações para complementar a sua análise e poder assim formar interpretações próprias.


Todos os fatores sociais desempenham um importante papel na definição dos sentidos e tudo aquilo que se percebe. A realidade não pode ser percebida apenas como se vê ou se entende. Não é possível se basear apenas por fatores superficiais e subjetivos, pois as percepções devem ser entendidas e aceitas pela sociedade.


Thomas A. Case (1997), coloca que para ser auditor são necessárias algumas características:
1. Boa saúde física e mental;
2. Ética profissional e cortesia;
3. Estabilidade de comportamento e ação
4. Autoconfiança;
5. Eficácia pessoal (ímpeto + energia);
6. Integridade;
7. Independência;
8. Competência;
9. Bom discernimento;
10. Habilidade analítica;
11. Imaginação criativa;
12. Perícia em relações interpessoais:
a. Orientação para o aspecto humano dos problemas.
b. Receptividade.
c. Habilidade para ganhar a confiança e o respeito.
d. Habilidade em conquistar a colaboração do cliente.
e. Habilidade em transferir conhecimento.
13. Habilidade em comunicação e persuasão (acima da média);
14. Maturidade psicológica.

Pode ser que você não tenha uma ou mais destas características, o importante é perceber quais e buscar desenvolver-se.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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por Colunista Portal - Finanças e Areas Afins

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