Um norte para o caminho nas áreas e operações empresariais: Ferramenta de gestão

O feedback é um retorno , comunicação de "via" dupla
O feedback é um retorno , comunicação de "via" dupla

Administração e Gestão

24/10/2013

Um norte para o caminho nas áreas e operações empresariais. As pessoas precisam e devem saber como estão se posicionando nas atividades pertinentes a sua profissão ou atitude que praticam em determinados momentos e situações de sua carreira ou vida.

O feedback, ou seja, o retorno dado a alguém é, uma ferramenta de gestão que proporciona ao liderado a comunicação; saber como está sendo desempenhado seu papel dentro da organização. Este pode e deve ser aplicado por todos os gestores para garantir e proporcionar a melhoria continua na gestão de pessoas, pois é necessário que os colaboradores saibam o que e para que precisam melhorar, mas também o mesmo garante a motivação e assertividade das pessoas no desempenho de suas tarefas.

Os gestores precisam estar atentos para aplicar os feedbacks de forma correta. Há dois tipos de feedback, o positivo e o negativo . O feedback positivo visa e proporciona o reconhecimento; a melhoria e o foco no desempenho do colaborador ou liderado . Este deve ser munido de um comportamento leal e motivador que acompanhe as etapas de um processo ou situação. A troca de informação entre líderes e liderados deve de ter tempo, dados, informações para serem trocadas durante a avaliação das expectativas do gestor perante o colaborador. Assim, é necessária a pontuação de dados que façam parte das atividades executadas pelo colaborador. Os prazos, as metas e as aspirações são fatores que necessariamente compõem a essência do feedback . Desta forma, entende-se que este é um relatório crítico; uma análise do desempenho e, uma proposta de melhoria ou acompanhamento do liderado. A assertividade desse retorno; opinião a um colaborador é, baseado em fatos, impactos ocasionado na empresa e no que deve ser mudado para que se melhore o desempenho na produção e execução das atividades.

Portanto, não se é assertivo aplicar tal ferramenta sem o devido controle de avaliar, sugerir, planejar e controlar as novas ações que alcancem os objetivos específicos e suas metas. Ser específico, passar informações precisas e atualizadas; avaliar as questões pertinentes aos resultados, posturas e realização dos indivíduos nas organizações; dar feedback periodicamente a equipe ou liderado mesmo sendo para elogiar alguma atribuição ou corrigir determinadas falhas os fracassos é, um mecanismo de retorno e participação na gestão de equipes.

Logo, as praticas de acompanhamento e retorno deve ser aplicada e retroalimentada constantemente de forma clara, concisa e consciente para “moldar” os colaboradores aos resultados que se espera nas empresas. Esta é uma ferramenta estratégica para alavancar os resultados dentro das equipes que através da comunicação eficiente e eficaz transmite a clareza do desempenho dos colaboradores. Sendo assim, é necessário que seja aplicado constantemente em curtos períodos mesmo para dar um bom retorno ou para corrigir alguma pendência, o mesmo sempre deve ser aplicado munido de um plano de ação que resolva e proporcione melhorias e mudanças significativas na equipe.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Lenivaldo da Silva Ferreira

por Lenivaldo da Silva Ferreira

Administrador, especialista em Marketing e Pedagogia Empresarial. Professor do curso Tecnológico em Gestão de Recursos Humanos no FJN- Campus Recife. Professor de Graduação ( Ciências contábeis e Administração) Pós- Graduação MBA (Grupo Ser Educacional / Faculdade Joaquim Nabuco). Coordenador do centro técnico do Grupo Ser Educacional. Instrutor do curso de oratória .Mestrando em educação - UNIGRE

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