Fatores que contribuem no desperdício do tempo

Falta de planejamento de tempo pode acarretar problemas no campo profissional
Falta de planejamento de tempo pode acarretar problemas no campo profissional

Administração e Gestão

23/04/2013

A maior parte das pessoas reconhece que não sabe administrar o tempo, querem aprender, mas se colocam diante de uma série de desperdiçadores do tempo, que dificultam e impossibilitam a correta administração do tempo.

Os desperdiçadores do tempo são de várias naturezas, e podem ser divididos em nossa vida profissional ou pessoal. Na vida profissional, temos o (excesso de papéis, de reuniões improdutivas, interrupções, telefonemas, falta de delegações, entre outros).

De natureza pessoal, temos a indecisão, a desorganização, a indiferença, entre outros. Mesmo se os desafios da vida profissional sejam vencidos, nossa possibilidade de administrar o tempo será baixa, se os desperdiçadores pessoais não forem superados.

Assim temos como desperdiçadores de tempo em nossa vida:

• Falta de Planejamento;
• Falta de Informações eficientes;
• Falta de Disciplina no cumprimento da agenda;
• Falta de Definição clara de objetivos na execução das tarefas;
• Centralização de poder;
• Falta de Delegação;
• Sobrecarga de trabalho;
• Desorganização pessoal;
• Não definição/Classificação das metas;
• Alteração constante de ordens e de prioridades;
• Menosprezo ou ênfase inadequada em certas atividades;
• Indefinição de prioridades e cobrança incompleta e descontínua;
• Fragmentação e superficialidade;
• Incapacidade de dizer "não";
• Má utilização dos recursos (telefone, fax, Xerox e computador);
• Execução de serviço particular, em horário comercial;
• Não antecipar prováveis acontecimentos futuros e não se preparar para eles;
• Não se prevenir contra problemas rotineiros;
• Atrasos;
• Barulho e Interrupções;
• Arquivos desorganizados;
• Responsabilidade e autoridades confusas;
• Não se ajustar a mudanças;
• Treinamento deficiente;
• Excesso de controle e Reuniões improdutivas;
• Excesso de material para ler;
• Excesso de comunicação;
• Falta de comunicação;
• Inexistência de padrões/critérios;
• Falta de diretrizes;
• Não adaptação/resistências a mudanças;
• Excesso de reuniões e burocracia interna;

Como controlar seu tempo e sua vida

• Excesso de tempo em conversações;
• Consolidação insuficiente de conclusões;
• O subordinado sempre pode me esperar;
• Não vejo diferença entre o urgente (para ontem) e o importante;
• Eu faço o tempo: os outros devem fazer o seu tempo, em função do meu;
• Pela posição que ocupo, não preciso dar satisfação do meu tempo para ninguém;
• Pelo meu grau de responsabilidade perante a empresa, não tenho condições de planejar o meu tempo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93