Avaliação do Clima Organizacional

Satisfação no trabalho é importante para a produção
Satisfação no trabalho é importante para a produção

Administração e Gestão

16/01/2013

“Seus Colaboradores Estão Satisfeitos por Trabalharem na sua empresa?” Esta pergunta pode ser um incômodo para empresários ou administradores que nem sequer pensaram em fazê-la, um dia, a seus colaboradores, mas poderá se transformar em uma verdadeira tragédia quando a fazem, pelas respostas que poderão contrariar tudo aquilo que se imaginava a respeito de como anda o ambiente de trabalho na empresa. Mas chegará o momento em que não haverá como fugir dessa questão e, talvez, da constatação, trazida pelas respostas dos seus colaboradores, de que você não está conseguindo gerir, de maneira proveitosa, o clima organizacional.

Furtar-se de perguntar e de avaliar como anda o clima é uma atitude característica da chamada “gestão avestruz” que, para não enfrentar um problema, esconde a cabeça imaginando que, assim, estará evitando a realidade que, no fundo, não deseja conhecer. Por outro lado, enfrentar as opiniões corajosamente, tomando conhecimento daqueles pontos que podem estar criando um clima ruim entre seus colaboradores, e realizar ações para corrigi-los, poderá ser a diferença entre manter a empresa viva e competitiva ou fazê-la desaparecer frente à concorrência.

Em resumo: não há muita escolha! Agora, ou daqui a pouco, por vontade própria ou pressionada pela situação, a avaliação do clima organizacional da sua empresa será uma realidade. Portanto, se é inevitável, não relaxe, esperando que as circunstâncias acabem forçando você a realizá-la: coloque mãos à obra. Investigue, analise os resultados e, a partir daí, estabeleça e implemente as ações que, se for o caso, tornarão o ambiente de trabalho mais motivador.

Atuação da Pesquisa de Clima Organizacional

Ferramenta que identifica o clima, o ambiente e as condições de relacionamento colaborador/empresa, servindo como base para a formulação de estratégias de mudanças e reformulações estruturais, ajudando os administradores a obterem respostas precisas sobre a opinião dos colaboradores. É utilizada uma metodologia objetiva e segura, isenta de comprometimento com a situação atual, em busca de dados reais.

A análise, o diagnóstico e as sugestões são usados como instrumentos valiosos para o sucesso de programas voltados para a melhoria da qualidade, do aumento da produtividade e de avaliação de políticas internas.

Escopo (Alvo) do Programa

Desenvolver, aplicar e analisar uma Pesquisa de Clima Organizacional, abrangendo a totalidade de colaboradores da empresa, em todos os níveis.

Objetivos da Pesquisa

a) levantar, junto aos colaboradores, o grau de satisfação, entendimento, envolvimento e opiniões sobre aspectos da cultura, políticas, normas, procedimentos e costumes existentes e praticados na empresa, bem como as expectativas de progresso, possibilidade de carreira, relacionamento pessoal e profissional com a chefia;

b) analisar e interpretar criticamente esses resultados, informando-os à direção da empresa e aos próprios participantes, através de relatórios e/ou outros canais de comunicação;

c) sugerir melhorias nos aspectos considerados pelos participantes da pesquisa como mais “fracos”;
d) sugerir reforço nos aspectos considerados “fortes” pelos participantes.

Metodologia

A pesquisa de Clima Organizacional será desenvolvida de acordo com as etapas descritas a seguir.

Etapas da Pesquisa:

• Planejamento e Preparação;
• Preparação dos Instrumentos de Pesquisa;
• Definição da Logística de Aplicação;
• Reunião de Apresentação com Direção/Lideranças;
• Assessoria na Comunicação aos Colaboradores;
• Aplicação dos Instrumentos de Pesquisa;
• Acompanhamento da Aplicação do Formulário;
• Entrevistas com o Pessoal de Liderança;
• Tabulação dos Dados;
• Digitação/Conferência;
• Emissão dos Relatórios;
• Análises e Interpretações;
• Cruzamentos das Respostas;
• Destaques de Pontos Fortes e Fracos;
• Apresentação dos Resultados;
• Relatórios;
• Reuniões de Apresentação.

Mercado de RH e Mercado de Trabalho

O mercado de RH desenvolve, adequadamente, a avaliação dos desempenhos dos funcionários nas empresas as quais assumiu a responsabilidade de dirigir e avaliar o desempenho profissional de cada colaborador.

Avaliação dos Recursos Humanos Correntes

Inicialmente, faz-se uma análise de cargos para definir os cargos no interior da organização e os comportamentos necessários para desempenhá-los. As informações coletadas permitem elaborar uma descrição do cargo, por escrito, declarando o que o ocupante realiza, além de como e por que realiza; uma especificação do cargo que formula o mínimo de conhecimento, aptidões e habilidades que um trabalhador precisa possuir para desempenhar o cargo com sucesso. Esses documentos auxiliam os gerentes a recrutar e selecionar adequadamente os novos contratados.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


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